terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia do Radialista


Desde o ano de 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão, comemorou-se ao mesmo tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista, em 21 de Setembro, que é também o Dia da Árvore.
Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto. Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, nascido em 1.884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923.
Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.
Em decreto assinado pelo Presidente Lula, no dia 24 de julho de 2006 foi instituído no
calendário de efemérides nacionais o Dia do Radialista a ser comemorado em 7 de Novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Mas, como costumes não se criam por decreto, os profissionais continuam recebendo e enviando cumprimentos na data original da qual os radialistas estão acostumados, como pudemos ouvir neste 21 de Setembro em praticamente todos os programas de rádios.
A importância da Radiodifusão é de indiscutível. O profissional de Rádio que leva a sério a sua profissão, que acredita nela e a ela se dedica, que se utiliza desta condição para prestar serviços à coletividade, faz jus a essas comemorações. Na Bahia e especialmente em Feira de Santana, o trabalho dos radialistas se tornou imprescindível, principalmente para levar informação precisa e imediata ou aviso de utilidade pública. Há ainda o lazer proporcionado pelos programas que divertem e levam lazer, na transmissão dos eventos esportivos. Os que orientam, difundem a cultura, transmitem mensagens de paz, amor e fraternidade. Em fim, o profissional de Rádio presta um grande serviço à Nação.
Os locutores, os repórteres, os noticiaristas, comentaristas e apresentadores, desempenham papel importante na Radiodifusão. Mas, não são somente estes que estamos acostumados a ouvir. Há um grande número de profissionais cujos nomes nem conhecemos, cuja voz nunca escutamos mas que estão diuturnamente, domingos e feriados, chova que faça sol, trabalhando para que possa acontecer as transmissões.
Vão desde proprietários e diretores das empresas, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração.
Assim, neste dia 21 de setembro saudemos os radialistas. Aproveitando o ensejo, vamos antecipar nossas homenagens aos radiodifusores, os proprietários de Emissoras, pela passagem do Dia da Radiodifusão, 25 de setembro.

Nenhum comentário: