sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem tiver ouvidos, ouça.


O papa Bento XVI pediu à Igreja Católica do Brasil que não poupe esforços para deter o crescente abandono de fiéis e enfrentar, por outro lado, a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais. É bom saber que o Santo Padre está preocupado com isso, pois a igreja Católica tem realmente perdido muitos fiéis. Mas, pedir esforços aos seus representantes no mundo, não basta. É preciso uma mudança de pensamento e tomada de atitudes adequadas a estes novos tempos.
A Igreja Católica está perdendo fiéis não porque eles estão sendo atraídos por outras religiões, mas porque alguns líderes do Catolicismo não estão se dando ao respeito nem respeitando os fiéis. Não estão sendo bons exemplos para as comunidades. Hoje em dia, são comuns os escândalos envolvendo membros do Catolicismo. Pedofilia, homossexualidade, roubo, estão no noticiário nacional e internacional, envolvendo membros da Igreja.
Mas, engana-se quem pensa que os fiéis que deixam a Igreja Católica estão aderindo ás igrejas ditas Evangélicas. Aliás, por “Evangélicas”, entenda-se Protestante, Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus, Adventistas, e as demais seitas como a Assembléia de Deus, de Edir Macedo, e outras menos votadas. Todas cristãs e, portanto, ditas seguidoras do Evangelho de Jesus Cristo.
A grande maioria dos fiéis está aderindo ao Espiritismo, que não se define como religião, mas como uma ciência que estuda as coisas do Espírito. Não por acaso os filmes recém lançados, “Chico Xavier” e “Nosso Lar” estão batendo recordes de público. Aliás, o que existe de “espirtólicos”, “espiritantes” e similares é uma grandeza. Conheço muita gente que vive a papar hóstias e resmungar preces nas igrejas aos domingos e durante a semana freqüenta centros espíritas.
Um bom observador vai notar que as pessoas mais esclarecidas frequentam centros espíritas. Os medianos frequentam a igreja Católica ou Protestante, e os demais estão na Universal ou seitas menores. O ser humano tem evoluído intelectualmente, e isso requer uma nova linguagem que não aquela dos tempos de Moisés ou Jesus. Faz-se necessário uma abordagem mais inteligente, mais objetiva, sem o uso de metáforas para falar com os fiéis mais esclarecidos. E isso o Espiritismo já faz há muito tempo.
Martinho Lutero percebeu isso. Sentiu que era hora de tratar o povo com uma linguagem mais direta e abrangente, abrindo-lhe as portas ao conhecimento. É claro que muitos séculos irão se passar até que o homem saia definitivamente das cavernas, mas, é como o sedento no deserto. Não se pode lhe dar água em abundância, mas em doses homeopáticas, para não correr o risco de matá-lo. Mas, ainda assim, é preciso lhe dar água.
Da mesma forma, não se espera que todos os seres humanos sejam capazes de compreender e assimilar os ensinamentos rapidamente. São Tomé só acreditou no que viu. Muita gente não acredita nem no que vê. Mas, que veja quem tiver olhos para ver e ouça quem tiver ouvidos para ouvir.

Um comentário:

Alex disse...

Senhor Cristóvam, depois de ler sua coluna que denuncia o comunismo, fiquei bastante interessado em acompanha-la, porém hoje gostaria de retificar algumas informações dessa coluna. Claro, se me permitir.

1)O papa Bento XVI não está preocupado com fiéis que abandonam a Igreja, (só os infiéis fazem isso), ele está preocupado é com a mediocridade da evangelização no Brasil, pois o povo está longe de conhecer a profundidade da doutrina e ortodoxia católica, por isso, o papa pediu aos bispo do nordeste que aprofundem a evangelização do povo no Brasileiro.

2)Bem, sabe-se que jornal só se vende com escânda-los, tragédias e senssacionalismo, então não é por acaso que um padre que comete um crime, dá mais notícia do que os outros 500000 que evangelizam, e a imprensa vive disso.

3)As Igrejas evangélicas e neo-evagélicas nada tem haver com o protestantismo, e a Assembleia de Deus não é do senhor Edir Macedo.

4)Espiritismo realmente não é uma religião, o próprio Chico Xavier não confiava nela, e nunca se submenteu a uma intevenção cirurgica espírita. Também não há uma organização no espiritismo que aponte o espiritismo como uma religião.

5)O nível de esclarecimento das pessoas que frequentam o espiritismo é basicamente o mesmo que frenquenta qualquer religião ou igreja, mesmo porque o nível de esclarecimento dos participantes não é certidão de verdade para ninguem, eu imagino quantas pessoas bem esclarecidas são atéias, eu imagino quantas pessoas podem saber muito de medicina e nada de religião.

6)“espirtólicos”, “espiritantes” e similares são exatamente o grupo desinformado e relativista que não pode ser descrito como católicos ou protestantes, mas como membros da religião do relativismo ou grupo da mediocridade da identidade cristã.

7)Os novos tempos descritos no texto nada tem de novo, mas a mediocridade e superficialidade da vida moderna torna cada vez mais difícil ensinar a verdade cristã que não está sujeita as mudanças da modernidade pois Deus é imutável, e a verdade não está sujeita a tendências, por isso a Igreja não deve mudar, mas oferecer desafios aos jovens, a que se aprofunddem no conhecimento do pensamento católico.

Em Cristo,

Alex Ribeiro