segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alex Ferraz


CAOS
Mensagens enviadas para a Oi, neste fim de semana, levaram horas, literalmente, para chegar aos destinatários. Talvez seja mais uma prova do caos em que mergulhou o sistema de telefonia celular no País. Será que a Anatel vai levar isso a sério?

Por que menosprezam as praias de Salvador?

Não é preciso apelar para Dorival Caymmi, muito menos para a “Tarde em Itapuã” de Vinícius de Moraes, para atestar que as praias são a principal atração turística natural de Salvador. No entanto, isso parece significar nada para os que (presumo) administram a cidade.
Percorrendo praias de Stella Maris ao Porto da Barra, para não falar em Cantagalo, Ribeira etc., é notória a ausência absoluta do referido poder. Não há sanitários públicos (seria tão simples manter pelo menos uns três ou quatro em cada praia), tampouco lixeiras.
O que se vê na área da Barra, entre Farol e Porto, são restos de lixeiras que foram levadas pela maré e o que sobrou serve a alguns vendedores de cerveja. Não adianta a prefeitura reagir falando em vandalismo, até porque é para combater esse tipo de atividade que, suponho, existe a Guarda Municipal.
Mas, pergunto: por que não colocar sanitários públicos, lixeiras e vigilância em cada praia? Que mistério envolve a bendita Guarda Municipal, que jamais é vista na cidade?
É surpreendente a ausência do poder público municipal nas situações mais comezinhas da cidade. Seria necessário alguém com “inteligência superior” para notar tamanho desprezo? Pelo visto, sim...

Por falar na
Guarda Municipal (I)
A informação, oficial, veio da Sesp: “O sistema de iluminação pública de Salvador sofreu, mais uma vez, sérios danos com atos de vandalismo constatados pela Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP) responsável pela operação do sistema. Desta vez, os vândalos agiram na orla marítima, furtando 54 projetores de 400 Watts da iluminação cênica instalada no final de 2011, no coqueiral localizado na Praia de Placaford, e 54 projetores, também de 400 Watts ao longo da Praia de Jaguaribe. Além disso, foram furtados cabos, disjuntores e as grades de proteção das caixas de eletricidade, causando enormes prejuízos aos cofres públicos municipais.” Nooossa!

Por falar na
Guarda Municipal (II)
Pergunto, de novo, sem qualquer esperança de resposta: onde está a Guarda Municipal, que deveria proteger o patrimônio público?
Será possível que tamanha quantidade de equipamentos possa ser roubada num lugar como o Jardim e Alah, público para baianos e turistas? É demais!

Frase:
O maior atrativo de Salvador são as praias. Mas o poder público não está nem aí para este espaço

Nosso pobre
turismo (I)
Vocês sabiam que somente o estado da Flórida, nos EUA, que tem um terço da área da Bahia, recebe quase 60 milhões de turistas por ano?
Enquanto isso, o Brasil inteiro, quase do tamanho dos Estados Unidos e maior do que toda a Europa Ocidental, não consegue marcar sete milhões de turistas por ano...

Nosso pobre
turismo (II)
E vamos mais longe. A belíssima Croácia, que tem modestos 56 mil quilômetros quadrados (mais ou menos o tamanho da Paraíba), recebe, em média, 10 milhões de turistas por ano. 

A falácia do
aquecimento?
Vejo na TV notícias sobre a “pior tempestade em 61 anos na China”, e logo depois insinuação e comentários sobre aquecimento global e coisas que tais.
Lembro-me da recente seca, na Bahia, considerada a pior dos “últimos 47 anos” e sobre a qual alguns teceram comentários sobre o referido aquecimento.
Fico a pensar: se a tempestade chinesa foi a pior “dos últimos 61 anos” e nossa seca é a mais terrível dos “últimos 47 anos”, isso significa que 61 anos atrás, na China, e 47 anos passados, na Bahia, houve tempestade e seca piores. Então, antes disso, já havia aquecimento global? Coisa de doido!


1 HEPATITE – Sobre hepatite B, reportagem de alta repercussão que a Tribuna publicou, lembramos a seguir telefone e e-mail para interessados em contatar o Grupo Vontade de Viver: 3321.7646 ou [email protected] . É de extrema importância esta comunicação.

2 COELBA - Os moradores dos bairros de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Brotas serão contemplados com o mutirão de serviços da Coelba no estacionamento do Parque da Cidade, de amanhã a 28, das 8h30 às 16h30.

3 CENSURA - Fruto de pesquisa na UNEB)e na UFBA, o livro “Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: a Filologia em diálogo com a Literatura, a História e o Teatro – Volume 1”, organizado por Rosa Borges dos Santos e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), tem lançamento marcado para 31 próximo.

4 TURISMO - Na próxima quarta, às 14h30, no 9º andar da Casa do Comércio, a Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), da Fecomércio-BA, promove mais um encontro entre empresários do trade turístico e representantes do poder público.

Nenhum comentário: