terça-feira, 17 de julho de 2012

Alex Ferraz


NÓS
Disse o “finado” Demóstenes Torres, ao ser expulso da vida pública, que “quem cassa senador é senador, não a imprensa.” Parece que se esqueceu que dois jornalistas, do Washington Post, derrubaram o presidente da maior potência do mundo, EUA, na década de 1970.

Mais efeitos colaterais da greve dos mestres

Como se trata de greve de professores a educação, pelo visto, não vale nada para alguns governantes, a paralisação dos professores continua, passando dos 100 dias. O que as pessoas ainda não atentaram foi para o fato de que esta greve gera efeito dominó e prejudica anos letivos sucessivos.
Vejamos este caso: preocupado com o risco de evasão escolar e com o prejuízo pedagógico, o secretário João Carlos Bacelar está realizando reuniões periódicas com todo corpo técnico da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), para buscar soluções para os alunos da rede municipal de Salvador que vão migrar para escolas da rede estadual. Ao todo, 1.845 alunos do 9º ano (antiga 8ª série) e parte dos 2.748 do 5º ano, podem ser prejudicados pelo calendário letivo adotado por conta da greve dos professores.
Ou seja, a atual greve terá reflexos no ano que vem, tanto em âmbito estadual como municipal, e tal reflexo deverá estender-se até 2015.
Nunca é demais lembrar que, quando da greve da Polícia Militar na Bahia, em menos de oito dias aqui esteve o ministro da Defesa. No entanto, após mais de três meses de paralisação dos professores estaduais, o ministro da Educação sequer se manifestou a respeito.
É, repito, uma prova contundente de que o governo não considera a educação prioritária. E dá para entender: afinal, um povo educado jamais votaria em certas pessoas e muito menos colocaria alguns tipos na Presidência da República.
A ideia é seguir o esquema do coronelismo político de décadas atrás, mantendo uma população ignorante e votante, obrigatoriamente. O resultado é o que temos visto por aí

Sob o domínio
do Big Brother (I) 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no país. De acordo com a deliberação, a partir de janeiro, 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter instalados sistemas de bloqueio e rastreamento. Em agosto, serão 100% dos veículos novos. Para as motos, o prazo de adequação da frota vence em janeiro de 2014. 

Sob o domínio
do Big Brother (II) 
Os sistemas deverão estar instalados nos carros, mas será opção do proprietário decidir se vai ou não pagar para manter o serviço de rastreamento, que deverá ser contratado em uma empresa privada do ramo. Já o bloqueio deverá vir funcional, com a opção de ser acionado diretamente pelo proprietário. 
A verdade é que o Estado aumenta cada vez mais o seu poder sobre o cidadão, e este rastreamento, se parece simpático e útil à primeira vista, significa mais um instrumento de vigilância absoluta sobre o cidadão. Quem viver, verá para o quê ele será usado...

Frase:
Alunos da rede municipal podem ser prejudicados pela greve dos professores do estado

Mais sobre
(des) educação
Do grande educador Paulo Freire: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação, sozinha, não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

 Denúncia
surte feito
Foi só a Tribuna publicar denuncia contra o Bompreço do Largo de Nazaré, pela falta de etiqueta em produtos expostos
nas prateleiras e o não funcionamento dos terminais eletrônicos para consulta de preços há mais de três meses,
para que, no dia seguinte à denúncia, os preços fossem recolocados e os terminais ativados. Precisavam pagar esse mico?

 Trabalho
atrasado
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, admite que a Justiça do Trabalho fechou 2011 com 3,2 milhões de processos nos quais o trabalhador ainda não recebeu aquilo que lhe é devido. Isso significa uma taxa de congestionamento em torno de 76%. Para o presidente do TST, a principal causa desse atraso monumental é a legislação, que, nas suas palavras, seria “anacrônica, precária e ineficiente.”


1 AFRO - O Shopping Center Lapa vai receber até o dia 21 a Feira Itinerante de Empreendedores Afrodescendentes. Promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a feira vai contar com 12 artesãos.

2 MATRÍCULA - A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) inicia no próximo dia 23 a matrícula para o Segmento Educação de Jovens e Adultos (Seja) da rede municipal de ensino. Os jovens acima de 15 anos que não completaram o Ensino Fundamental podem se inscrever, das 19h às 22 horas, até o dia 27 de julho, nas escolas que ofereçam o período noturno.

3 GELADEIRA - O projeto Nova Geladeira – Doação Coelba visitou o bairro de Ogunjá (ontem), Cajazeiras XI (hoje), Garcia (18) e Sussuarana Nova (19). Os moradores que atenderem os pré-requisitos do projeto terão a oportunidade de trocar, na hora, a geladeira velha por uma nova, mais eficiente. Mais informações: (71) 3533-9988. 

4 MADRE - Inaugurado na tarde da última sexta-feira (13), o SineBahia de Madre de Deus já leva boas notícias aos trabalhadores do município. De acordo com o coordenador do Espaço do Trabalhador, onde funciona o SineBahia, hoje empresas da região já vão disponibilizar vagas, na área da construção,  na recém-inaugurada unidade.

Nenhum comentário: