sábado, 21 de julho de 2012

Alex Ferraz


GREVISMO
A CUT está sendo escancaradamente mais agressiva com Dilma do que nunca pensou em ser com Lula. Esta é opinião geral entre as pessoas sensatas no País. Por trás, tem fogo amigo comandando por José Dirceu. Creiam!

Considerações acerca de nossas críticas

De Raymundo Pinto, desembargador aposentado do TRT-BA (Tribunal Regional do Trabalho, da Bahia), recebi as seguintes considerações, acerca de comentários desta coluna: “O senhor, na sua conceituada coluna de 13/7/12, transcreve um trecho do blog da Tribuna da Internet, que tem como responsável o Sr. Roberto Monteiro Pinho. Gostaria de fazer alguns esclarecimentos que o senhor poderá aproveitar a fim de informar melhor seus inúmeros leitores.”
Prossegue: “A alarmante manchete ‘O altíssimo custo da Justiça do Trabalho’ não corresponde ao que contém o trecho transcrito. A Justiça do Trabalho pertence ao Poder Judiciário e somente a ela compete JULGAR as lides entre empregados e empregadores, além de outras questões, pois a Emenda Constitucional n. 45/04 ampliou sua competência. O Ministério do Trabalho e Emprego compõe o Poder Executivo. O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União, o qual, a partir da Constituição Federal de 1988, passou a ter uma grande autonomia, podendo até ser classificado como um quarto poder (a imprensa seria o quinto?). Não é correto reunir as três instituições num só bloco, uma vez que cumprem atividades bem distintas. A seguir, darei algumas informações básicas sobre cada um deles. Adianto que os dois últimos não exercem atividade jurisdicional.”
Segue: “O Ministério do Trabalho e Emprego, além de múltiplas atribuições, mantém em cada estado uma Superintendência das Relações de Trabalho (antiga Delegacia do Trabalho). Muita gente pensa que essa repartição apenas fornece Carteira do Trabalho.  A variedade de tarefas é enorme, valendo destacar a fiscalização que exerce nas empresas, zelando pelo cumprimento da legislação trabalhista. Quando surgem conflitos coletivos na área do trabalho, ela funciona ativamente para solucioná-los, inclusive por meio da mediação, sendo que às vezes até evita greves.”

Uma omissão
perigosa
Praticamente todas as ruas e avenidas de Salvador estão sem sinalização horizontal. Faltam faixas de pedestres e divisórias de pista, Isso provoca sérios riscos de acidentes.
Mas parece que a Transalvador só tem dinheiro mesmo para perseguir quem bebe um copo de cerveja. Incrível!

Fritando só
os pilotos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já suspendeu dezenas de pilotos brasileiros que voavam para o exterior, exigindo deles melhor nível de inglês.
Justo. Porém, o que gerou isso foi a denúncia de que operadores de voo no Brasil falam um péssimo inglês e têm confundido muitos pilotos estrangeiros. Recentemente, aliás, o comandante de um voo da British Airways, depois de 12 horas de viagem entre Londres e Rio, quase desiste de pousar porque não entendia patavina do que falava o operador, em inglês. Vejam bem: falar mal o inglês, em voos internacionais, é tão perigoso quando o piloto se expressa mal quanto quando o operador não se faz entender.

Frase:
É preciso ressaltar que a Justiça do Trabalho tem enorme importância social no nosso País”
(Raymundo Pinto, desembargador do TRT, aposentado)

Ainda sobre
trabalho (I)
Nosso ilustre leitor segue em suas considerações, afirmando que “o Ministério Público do Trabalho tem como missão principal a de ‘fiscal da lei’, entre muitas outras atribuições. Ultimamente, desenvolve, em todo o Brasil, dois movimentos de grande importância social: combate ao trabalho infantil e combate ao trabalho similar ao da escravidão. 

Ainda sobre
trabalho (II)
E conclui: “É preciso ressaltar que a Justiça do Trabalho – onde atuei por 30 anos como magistrado – tem ENORME IMPORTÂNCIA SOCIAL no nosso país. Ela recebe mais de 3 milhões de reclamações por ano. Portanto, são milhões de trabalhadores que encontram nela o porto seguro no qual depositam suas esperanças em obter justiça. Sua importância não deve ser medida apenas pelo número de pessoas que dão entrada em ações. Imagine, caro colunista, os milhões de EMPREGADORES que cumprem as leis trabalhistas com receio de que os empregados reclamem. A História mostra que o Direito do Trabalho nasceu durante a Revolução Industrial e suas normas foram muitas vezes aprovadas em vários países do mundo pela pressão da classe operária.” 

Racismo agora é “polêmico”
O crime de racismo entrou para a lista moderada de “temas polêmicos”, na nova redação do Código Penal, em tramitação no senado.
Ou seja: pretendem acabar com uma das mais fantásticas leis deste país, que pune de forma inafiançável os que cometem atos de racismo. Agora, querem “discutir” o que é racismo. Me poupem, tá!

1 HOTÉIS - Hoje, às 8h30, no Fiesta Bahia Hotel, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia) reúne hoteleiros em café da manhã para apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secopa-BA (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo). 

2 AVÓS - Com o tema História para Contar, o Shopping Center Lapa e o SESC Bahia realizam a nona edição da Semana dos Avós, em comemoração ao dia 26 de julho. A ação acontecerá de 23 a 28 deste mês, na Praça de Eventos do shopping. 

3 VESTIBULAR - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA (ex-Cefet) abriu o Processo Seletivo 2013. As inscrições acontecem de 1º de agosto a 23 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo sitewww.ifba.edu.ba.

4 CAPOEIRA - De hoje a 25, capoeiristas de todo o Brasil e de vários países participarão, em Lauro de Freitas, do VI Encontro Nacional de Capoeira e 26° Batizado dos Filhos da Bahia. 

5 SAÚDE - A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realiza hoje no Auditório Aluízio Prata, das 9h às 12h30min, o Seminário Integrado de Pesquisa e Ensino Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento é aberto à comunidade, no auditório Aluízio Prata, na sede da Fiocruz, Rua Waldemar Falcão, 121, Brotas.. 

Nenhum comentário: