sexta-feira, 27 de julho de 2012

É proibido proibir


            E Deus disse à Adão e Eva que eles eram livres para fazer o que quisessem no Paraíso. E proibiu apenas que comessem dos frutos da macieira. E foi justamente aí que teve início todos os males que assolam a humanidade. O fruto proibido é sempre mais gostoso. Verdadeira tentação. Todo mundo quer provar, mesmo sabendo que acarretará graves consequências para si e para os outros. 

         O Brasil, como maioria dos países latinos, ainda traz muitos resquícios de regimes militares. E assim sendo combate consequências e não causas, preferindo proibir do que orientar. Aqui se proíbe tudo. É proibido por exemplo o trafico e o consumo de drogas. Mas, álcool e fumo são drogas e são vendidas livremente no mercado. Fala-se muito na violência causada pelo tráfico de drogas. Mas, ninguém fala que a violência começa a partir da proibição do consumo de drogas.

         A proibição traz distorções como o fato de que para acusar alguém a polícia precisa apenas colocar alguma droga no carro ou no bolso das suas vítimas. A depender do caso, um inocente passa a ser um usuário de drogas ou um perigoso traficante. Fossem a maconha e a cocaína produtos industrializados, legalizados o traficante seria um respeitável industrial que gera empregos e paga impostos à Nação. 

         Querem proibir também a divulgação dos valores dos salários dos servidores públicos. Alegam os defensores da ideia de que trata-se de uma medida para preservar a privacidade dos cidadãos que tendo seus salários divulgados podem ser vitimas de assaltos e sequestros. A verdade é que buscam apenas encobrir os altos salários pagos indevidamente a quem pouco trabalha, pouco produz, quando não são funcionários fantasmas.

         Proíbe-se dirigir automóveis sob efeito de álcool mas, não sob o efeito de cocaína ou outra droga mais pesada. Proíbe-se dirigir sem os cinto de segurança, sem levar em conta a escolha do motorista , no caso, o único interessado na preservação da sua integridade física. É proibido também dirigir em alta velocidade, mas, não é proibido fabricar veículos capazes de ultrapassar as velocidades permitidas. 

         É vedado também aos menores de idade o trabalho, sob a alegação de que criança tem que estar na escola. Contudo, como o ensino do Brasil dá-se apenas em um turno, o moleque tem um turno inteiro para vagabundear e se envolver com más companhias. Afinal, está longe do olhar vigilante dos pais que trabalham em dois turnos. 

         Chamar um negro de negro é crime de racismo. Mas, não é proibido chamar ninguém de branco, amarelo ou vermelho.  E assim, através de leis estapafúrdias vamos tirando de nós mesmos o grande dom que Deus nos deu que é o Livre Arbítrio, que nos leva a reflexão e ao uso do bom senso. 

         Não basta ter o poder, é preciso saber usa-lo. E para tal é necessário muito conhecimento geral e bom senso. Não podemos agir como o sujeito que comprou muitos livros porque achava bonito quem tinha conhecimento. Como os livros não cabiam na altura da sua estante, ele mandou cortá-los. 

Nenhum comentário: