quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Números

 Um amigo me enviou a seguinte mensagem pelo WhatsApp:

“Hoje é um dia especial, todas as pessoas do mundo têm a mesma idade. Isso só acontece a cada 1000 anos. Some a sua idade ao ano em que você nasceu, e todos teremos o mesmo resultado: 2020. É estranho, muito estranho, até os cientistas não conseguem explicar”. Distraído, não me toquei na hora para a “pegadinha”, mas bastaram alguns minutos pra eu matar a charada. Se eu somar a minha idade ao ano que nasci, é claro que o resultado será 2020. Se eu somar a idade que terei no próximo ano ao ano em que nasci, o resultado será 2021. Não há nada de estranho nisso. Mas a coisa me chamou a atenção para a fascinação que as pessoas têm por malabarismo com números, tentam encontrar resultados “sobrenaturais” com eles.

O 13, por exemplo, é número cabalístico. Mas suscita dúvida. Para uns, é o número da sorte. Para outros, é azar. (para o Brasil deu um azar danado. Perda Total). O 3 também. Quem aí nunca deu três pancadinhas na madeira e falou “pé de pato mangalô três vezes? 3 são as pessoas da Santíssima Trindade, 3 eram os Reis Magos, e 3 são as Marias na constelação de Órin. 5 são os pecados capitais, mas há quem diga que são 7. Aliás, o 7 também é místico. Reza a lenda que se uma mulher tiver sete filhos, sendo seis mulheres, e o último for homem, o coitado estará condenado a virar lobisomem. 666 é o número da Besta do Apocalipse. Tem número místico pra todo gosto.

Mas o número 1000 parece ter um sabor especial. Melhor dizendo, milênios. Toda vez que um século chega ao final, é um pandemônio: O Mundo vai acabar. Mas é só uma preparação para o fim do Milênio, talvez porque a maioria dos viventes entre um milênio e outro não verá a virada, então, se contentam com uma viradinha de século. Os estelionatários da fé adoram números redondos na casa de 1000. Principalmente monetariamente falando. Mas eles gostam de pegar eventos celestes, (eclipse solar, alinhamento de planetas, ocultação de estrelas etc.) para impressionar seus rebanhos. “Isso só acontece a cada 3 mil anos”, costumam dizer, deixando as plateias de boca aberta.

Falou em números redondos, em questões de tempo e espaço, eu fico desconfiado. O universo tem um equilíbrio perfeito e funciona com a precisão de um relógio, mas ainda assim, de vez em quando alguma coisa sai do eixo. E não costuma apresentar números redondos. A luz do sol, leva oito minutos pra chegar á terra, e não 10. O cometa Halley leva 76 anos para passar pela terra, e não 100. A distância média entre a Terra e a Lua é 384.403 quilômetros. No entanto, a distância real é variável, pois depende do curso da órbita da lua. Nesse negócio de números eu só desconfio de números quebrados em prestação de contas. Quando alguém presta contas falando até de centavos, num universo de milhões, eu tenho certeza que tem mutreta.

Isso me lembrou um episódio ocorrido com um conhecido “coronè” de Feira de Santana, ignorante e brabo feito cavalo chucro, que entrou numa farmácia e apresentou a receita que o médico lhe passara. Quando balconista lhe entregou os comprimidos,  ele perguntou quanto era. O rapaz lhe disse um valor irrisório, ele jogou os comprimidos em cima do balcão, irritado, dizendo: “Não quero não! Os caros não estão resolvendo nada, imagina se essa porcaria vai resolver”!

 

 

 

Nenhum comentário: