O BPClip é um app que combina baixo custo e alta tecnologia para ler a pressão arterial na ponta dos dedos do pacientes. Foto: Reprodução/UC San Diego e AtWorld. |
Um aplicativo (app) para smartphones é capaz de monitorar a pressão arterial pela ponta dos dedos. O aparelho de baixo custo usa a câmera e o flash do smartphone para visualizar a pressão sanguínea do paciente.
Simples, rápido e prático! A nova tecnologia, BPClip, vem do Laboratório de Saúde Digital da Universidade de San Diego, dos Estados Unidos.
“Usar um manguito de pressão arterial padrão pode ser difícil de colocar corretamente, e esta solução tem o potencial de facilitar o automonitoramento da pressão arterial para adultos mais velhos”, disse a média Alison Moore, co-autora do estudo e chefe da Divisão de Geriatria do Departamento de Medicina da UC San Diego.
Na palma da mão
Com o desenvolvimento, Yinan (Tom) Xuan, engenheiro elétrico e da computação responsável pelo projeto, disse que a novidade é uma solução barata para reduzir a barreira do monitoramento de pressão arterial.
O recurso pode ajudar idosos, mulheres grávidas e pessoas com hipertensão.
O gatilho é um acessório de plástico impresso 3D que o usuário encaixa na câmera e no flash do smartphone.
Quando o usuário pressiona esse gatilho, a luz do flash se acende e é projetada para a câmera como uma imagem de um círculo vermelho.
O aplicativo, que fica instalado no mesmo celular onde o gatilho é colocado, lê essas informações principais do círculo vermelho.
De acordo com o tamanho do círculo, o programa mede a pressão arterial da ponta do dedo do usuário. Além disso, a tecnologia tem um algoritmo que converte esses dados em pressão sistólica e diastólica.
Custo baixo
A novidade ainda surpreende pelo seu custo de fabricação. O produto pode ser personalizado e custa próximo de 4 reais para ser fabricado.
Quando colocado em uma linha de produção industrial, o valor cai ainda mais e chega a ficar na casa de 60 centavos!
“Devido ao seu baixo custo, esses gatilhos podem ser entregues a qualquer pessoa que precise deles, mas não pode ir a uma clínica regularmente”, disse Edward Wang, professor de engenharia elétrica da Universidade.
Acessibilidade
No estudos, houve a participação de 24 voluntários nos testes do app que mede a pressão arterial na ponta dos dedos, e os resultados obtidos foram fiéis a medidores de pressão profissionais.
Embora a equipe só tenha testado o aplicativo em um único modelo de smartphone, eles acreditam que o gatilho funcionará em diversos modelos de telefone.
Depois dos primeiros testes bem sucedidos, os pesquisadores querem avançar na personalização do gatilho, testando a precisão em diferentes tons de peles e criando um design universal.
Edward Jay Wang, é professor assistente na UCSD e foi um dos responsáveis pela criação da tecnologia que promete ajudar grávidas, idosos e pessoas com problemas de hipertensão. Foto: Reprodução/Chelsea Maples Photography. |
SNB - Com informações de UC San Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário