quinta-feira, 8 de junho de 2023

USP abre inscrições para cursos online gratuitos para mulheres

 


Imagem de capa para USP abre inscrições para cursos online gratuitos para mulheres
Uma das melhores universidades do Brasil, a USP, oferece cursos gratuitos para mulheres na área de programação, ciência e tecnologia. - Foto: Reprodução/Astrominas e USP.

A USP, Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de astronomia voltados para mulheres, cis ou trans. O curso Meninas Programadoras é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação; e tem também o Projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

A ideia da iniciativa é dar oportunidade e ampliar o acesso de mulheres a diversas áreas das ciências naturais, matemáticas e tecnológicas.

As inscrições do curso de programação estão abertas até 10 de junho pela plataforma online da USP, Sistema Apolo. Já o Projeto Astronominas recebe inscrições até 18 de junho, no formulário online. 

Meninas Programadoras

É menina e quer aprender a programar gratuitamente e online? Sua hora chegou!

O curso Meninas Programadoras está na sua 20ª turma e foi criado pela professora Maria da Graça Campos Pimentel.

A iniciativa já formou mais de 600 alunas do Brasil e do exterior.

Hana Sousa é um dos casos de sucesso que passaram pela formação de programação oferecida gratuitamente.

“Depois do curso, eu passei um ano aplicando para universidade nos Estados Unidos, até que o resultado saiu em dezembro do ano passado”, disse Hana, que participou do curso no final de 2021 e em setembro vai começar a estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Muito estudo e dedicação 

A aluna disse que sempre foi muito estudiosa, e agora, com o tempo livre que lhe resta até começarem as aulas no MIT, Hana vai cursar o segundo módulo do curso Meninas Programadoras.

Se você assim como Hana, se interessa pela área, o curso é voltado para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio, e se identifica como gênero feminino ou não binário.

As aulas são ministradas todos os sábados das 14 às 17 horas. A próxima turma começa em 24 de junho e deve terminar em 22 de julho.

Ao longo do programa as meninas recebem listas de exercícios de programação, que são resolvidas com uma equipe de voluntárias online. Fazer pelo menos 75% das atividades garante um certificado de conclusão da USP.

Os interessados devem se inscrever até dia 10 de junho. Clique neste link.

Astronominas 2023

Assim como as Meninas Programadoras, o Astrominas é um dos cursos da USP oferecidos para mulheres gratuitamente.

Na edição de 2022, um recorde, mais de 16 mil inscrições!

Em 2023, o projeto deve oferecer próximo de 600 vagas.

O bacana é que você pode criar sua rotina de aula, sendo as atividades assíncronas.

“O Astrominas tem a missão de ir muito além do que apresentar as grandes áreas das Ciências Exatas e da Terra para que meninas eventualmente optem por uma dessas carreiras científicas”, disse Elysandra Cypriano, coordenadora do projeto.

Ciência, método científico e ações  

Para a professora do Departamento de Astronomia do IAG, o curso se concentra em às estudantes  a ciência, o método científico e o impacto das nossas ações no planeta.

Desmistificar a ciência não é nada fácil, mas durante todo o curso, as alunas vão contar com a ajuda das “fadas madrinhas”, jovens cientistas voluntárias que atuam como mentoras.

“Ao longo de todo processo as meninas criam um vínculo afetivo com suas fadas madrinhas e muitas vezes continuamos em contato após o nosso grande evento”, disse Elysandra.

Para se inscrever no Astronominas, é necessário:

  • identificar-se com o gênero feminino (cis ou trans)
  • ter entre 14 e 17 anos completos até 30/06
  • estar matriculada em uma escola de educação básica.

As vagas são sorteadas e as inscrições devem ser feitas até 18/06 pelo formulário online.

A Equipe de coordenação do Projeto Astrominas vai acompanhar as alunas durante o curso, ajudando na resolução de exercícios e na interação entre as discentes. Foto: Reprodução/Astrominas.
A Equipe de coordenação do Projeto Astrominas vai acompanhar as alunas durante o curso, ajudando na resolução de exercícios e na interação entre as discentes. Foto: Reprodução/Astrominas.


SNB - Com informações da Universidade de São Paulo

Nenhum comentário: