segunda-feira, 26 de junho de 2023

Prefeitura de Feira impulsiona inclusão digital e engajamento dos estudantes com recursos tecnológicos nas escolas


Com o objetivo de promover maior engajamento dos estudantes com os conteúdos ensinados em sala de aula e impulsionar a inclusão digital, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) tem ampliado os recursos tecnológicos disponíveis como ferramentas pedagógicas para os professores da rede. O uso de chromebooks, smart TVs e lousa digital, por exemplo, já é uma realidade nas 209 escolas municipais, trazendo resultados positivos.

Em 2021, a Prefeitura disponibilizou mais 15 mil chromebooks nas escolas municipais, totalizando 17 mil dispositivos, incluindo os adquiridos anteriormente. Além disso, há uma reserva de 1.580 unidades que será destinada às novas escolas, quando inauguradas.

Adicionalmente, mais de 1.800 smart TVs foram instaladas nas salas de aula, permitindo que os professores utilizem o acervo digital, composto por mais de 200 mil horas de conteúdos gravados durante a pandemia.

"A utilização de recursos tecnológicos para dinamizar o ensino tornou-se uma obrigação com o avanço da pandemia, e agora estamos colhendo os frutos do que plantamos durante o período em que as aulas presenciais foram suspensas", afirmou a secretária municipal de educação, Anaci Paim. Ela mencionou também o canal aberto na plataforma YouTube, que conta atualmente com mais de 20 mil inscritos.

A secretária ainda destacou que a aquisição de novos computadores para a administração escolar e a criação de mais de 50 mil e-mails institucionais para alunos, professores e funcionários contribuíram para agilizar e dinamizar a comunicação interna, melhorando o funcionamento de todas as escolas.

Essas novas ferramentas permitem a inclusão digital de toda a comunidade escolar, servindo também como ambiente de formação pedagógica. Nos últimos dois anos, a Secretaria proporcionou mais de 200 horas de formação em formato híbrido.

"Todas essas medidas visam proporcionar acesso a tecnologias modernas e incrementar as aulas convencionais, permitindo que os estudantes se envolvam mais e alcancem melhores resultados", concluiu a secretária.

Nenhum comentário: