Se o celular foi roubado, para proteger seus dados de criminosos, empresas possibilitam o bloqueio remoto do aparelho. - Foto: Reprodução/Freepik |
Em caso de celular roubado ou furtado, é muito importante saber proteger seus dados pessoais dos criminosos que estão em posse do aparelho. Veja como fazer isso, porque guardamos informações importantes, documentos, cartões e vários outros dados no smartphone.
A Samsung, por exemplo, lançou o Cadeado Galaxy, um serviço remoto que deixa o celular inacessível e bloqueia aplicativos de banco, redes sociais e muito mais.
Já a Apple também possui sistemas de proteção, como a Pasta Secreta e a Verificação de Segurança. [tem mais funcionalidades abaixo].
Celular roubado, como proteger seus dados
O interesse de criminosos está normalmente, além do aparelho em si. Eles buscam o que tem dentro!
Investigações policiais mostram que, cada vez mais, bandidos têm roubado aparelhos com o foco em ter acesso aos dados na memória do objeto.
Os acessos aos aplicativos de banco são os mais preciosos.
Para se prevenir de acidentes como esses, marcas de aparelhos têm lançado interfaces que ajudam os usuários a ter menos dores de cabeça depois de terem sido furtados.
Samsung
O Cadeado Galaxy é um serviço lançado recentemente para modelos da marca fabricados a partir de 2019.
O serviço deixa o celular inacessível e protege os dados particulares.
Para o Z Fold 5 e Z Flip 5, a iniciativa é gratuita. Para outros modelos, o valor de R$ 39,90, por um ano é cobrado. Para dois anos, o valor fica em R$ 59,90.
Além disso, a gigante sul-coreana possui outras camadas de segurança, como a Pasta Segura, que protege dados e senhas, e o SmartThings Find, que localiza qual Galaxy, mesmo sem internet.
Apple
A Apple também possui sistemas para proteger os usuários. A Pasta Secreta e a Verificação de Segurança são dois modelos desse tipo de funcionamento.
Os Iphones contam também com criptografia a partir da ferramenta Cofre de Dados. Ela protege os dados contra acessos não autorizados.
Outra funcionalidade é o Buscar Iphone, que permite ao usuário buscar o aparelho a partir de um mapa.
Motorola
A Motorola tem o Moto Secure, que possibilita de maneira remota ativar uma pasta segura e bloquear o desligamento de redes Wi-Fi ou 4G/5G.
O recurso fica disponível para aparelhos com Android 13.
Xiaomi
No Xiaomi, marca que tem caído no gosto dos brasileiros, é possível ativar um bloqueio que impede acesso a serviços de banco, mensagens e outras contas.
O bloqueio deve ser ativado no menu Aplicativo>Bloqueio de Aplicativo > Ativar > Adicionando a Conta Mi > Selecione os apps que serão abertos com impressão digital.
A Mi Conta ainda permite localizar o aparelho em caso de roubos, furtos ou perdas. Basta clicar em “Encontrar Dispositivo” e o usuário terá acesso a todas essas funcionalidades.
Outros modelos
Além desses modelos, outras marcas também possibilitam o usuário a aumentar a segurança em caso de roubo.
A ferramenta do Google “Encontrar seu Smartphone”, pode ser uma das saídas.
Com ela, você pode rastrear, apagar dados, bloquear e fazer um dispositivo sonoro emitir um sinal em caso de roubo.
A Samsung lançou um serviço que permite o usuário bloquear o acesso a aplicativos bancários. Foto: Reprodução/Freepik. |
SNB - Com informações de Olhar Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário