segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Imagem de capa para Cientistas criam gel 100 vezes mais potente contra infecção bacteriana hospitalar
O gel desenvolvido pelos russos é barato e se mostrou 100 vezes mais potente contra bactérias hospitalares. - Foto: Reprodução/Freepik.

Cientistas desenvolveram um gel que, além de ser barato, é super potente no combate à infecções causadas por bactérias. Os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of Materials Chemistry B.

O medicamento é composto à base de aminoácidos e contém prata e enxofre. Cem vezes mais eficaz que outros produtos semelhantes, o gel pode ser uma das respostas contra infecções bacterianas hospitalares.

Dmitry Vishnevetskii e sua equipe da Universidade Estadual de Tver, Rússia, são os responsáveis pela inovação. “Nossa tecnologia é simples, não é tóxica e é barata o suficiente para ser facilmente reproduzida. Por isso, ela pode ser utilizada na síntese de medicamentos para o tratamento de diversas doenças: infecções bacterianas agudas, crônicas e hospitalares”, disse o professor e pesquisador.

Luta contra bactérias

Desenvolver medicamentos que deem conta de bactérias é uma grande questão na comunidade científica.

Conforme as bactérias vão criando novos métodos de resistência contra os antibióticos atuais, é preciso esforço para pensar em novos métodos de produção.

Nesse sentido, a comunidade científica tem recomendado a redução do uso de antibióticos e o gel tem um enorme potencial para isso.

Promissor

O gel tem como base a prata, um metal com grandes propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Isso acontece porque por meio das nanopartículas do metal, cientistas conseguem eficácias em curativos, implantes e até mesmo catéteres.

O processo para obtenção dessas partículas é caro, mas Dmitry e sua equipe conseguiram baratear os custos e evitar contaminação para humanos.

Com o novo método, o pesquisador substitui os reagentes tóxicos da prata por aminoácidos sulfurados que estão naturalmente no corpo do ser humano.

Testes

Nos testes feitos com o produto os resultados foram satisfatórios.

A equipe demonstrou que o gel antibacteriano é eficaz contra colônias de bactérias do grupo ESKAPE. O grupo ESPAKE é inclui seis bactérias: Enterococcus, Staphylococcus, Klebsiella, Acinetobacter, Pseudomonas e Enterobacter, resistentes a antibióticos.
Entre elas, bactérias causadoras de infecções hospitalares, pneumonia e otite.

Agora, com os resultados bem promissores apresentados inicialmente, a equipe se prepara para uma nova etapa: testes em animais.

“Planejamos testar os gel em animais de laboratório para determinar a segurança e eficácia do produto”, disse Dmitry.

O produto foi desenvolvido por cientistas russos, que agora vão testar em animais de laboratório. Foto: Reprodução/Freepik.
O gel potente contra bactérias foi desenvolvido por cientistas russos, que agora vão testar em animais de laboratório. – Foto: Reprodução/Freepik.