sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Bahia se divide sim! Porque não?



           Não é a primeira vez que se propõe dividir o estado da Bahia. Na década de 80 um projeto neste sentido tramitou no Congresso Nacional e foi rejeitado. Uma forte campanha publicitária foi deflagrada para colocar a opinião pública contra o projeto (naquele tempo os políticos ainda se lixavam para a opinião pública).

            Segundo o projeto, a Bahia seria dividida em três estados: A Bahia, propriamente dita, e seriam criados os estados do São Francisco, nas terras do outro lado do rio que tem o mesmo nome, e o Estado de Santa Cruz, englobando cidades do Sul e Sudeste baianos.
            Naquela oportunidade eu fui a favor da divisão e sou a favor agora também, quando se propõe a criação do Estado do São Francisco, desmembrando 23 municípios da Bahia que estão localizados no além São Francisco. Eu conheço a região. A população de lá tem muito mais afinidade com Goiânia e Brasília do que com Salvador. A capital, para eles, é Goiânia, que está muito mais perto deles do que Salvador.
 
            E eu entendo que um estado menor é mais fácil de governar. O Brasil ganharia três estados ricos, acabando com o vampirismo dos municípios pobres sobre aqueles que mais se desenvolveram. A Bahia ficaria com suas indústrias, petróleo e ricas jazidas de minério e pedras preciosas e semipreciosas, além de ter a segunda maior e mais forte do Estado em termos populacionais e econômicos, que é Feira de Santana; O estado de Santa Cruz ficaria com as suas riquezas agropecuárias; E o estado de São Francisco já tem uma pecuária e agricultura muito fortes, constituindo-se num celeiro de grãos que abastece o Brasil.
            Três estados ricos e fáceis de governar. Mas muitos políticos são contrários à idéia por vários motivos, nenhum deles, porém, do interesse do povo. Os discursos são sempre demagógicos, evocando tradições e sentimentos que eles mesmos não respeitam. Preocupam-se apenas com seus interesses eleitoreiros, na base do “quanto pior, melhor”, e não querem o povo bem assistido, educado e politizado.
            Além disso, quando se tem um governo fraco como o nosso, tudo de ruim pode nos acontecer. Agora mesmo um deputado Sergipano quer desmembrar cidades da Bahia e anexá-las ao estado de Sergipe. O parlamentar estuda apresentar uma emenda constitucional ao Congresso Nacional, para que Rio Real e Jandaíra sejam incluídos como território de Sergipe. Ele argumenta que o governo baiano não dá importância aos dois municípios, já que a população estaria recorrendo a serviços básicos em Estância e Aracaju, ambas em Sergipe.
            Sergipe é o menor estado brasileiro. Rico e organizado política e socialmente, exemplo para todo o território nacional. Como eu disse: Pequeno e rico é sempre mais fácil de governar. Melhor para o povo, mas não para os políticos.

Nenhum comentário: