sábado, 22 de outubro de 2011

Meu mundo caiu

O pregador evangélico Harold Camping ficou mundialmente famoso ao “prever” o fim do mundo para 21 de maio passado. A previsão, é lógico, falhou, e ele “reconheceu” que errou nos cálculos e voltou a afirmar que o “Dia do Juízo Final” deveria ocorrer ontem, sexta-feira (21). Falhou novamente.

Camping, de 80 anos, não é o primeiro e nem certamente será o último maluco ou “picareta” que faz tais previsões apocalípticas. Alguns se dão bem, como o mentor das Testemunhas de Jeová, lá nos Estados Unidos, previu a chegada de Deus à Terra, lá pelos idos anos 70, e pediu aos seus seguidores dinheiro para construir um palácio à altura do Criador que, segundo ele, viria para fazer o Julgamento Final. Pronto o palácio, ele disse que teve uma nova visão e que Deus lhe disse que havia adiado a “turnê” Sine Die (Deus fala em Latim), e ficou ele mesmo morando no palácio construído à custa dos inocentes úteis.
Qualquer fenômeno natural também sempre foi motivo para previsões apocalípticas, como a passagem do cometa Halley, um alinhamento de planetas, ou mesmo um simples eclipse total do sol. Datas emblemáticas também são boas para tais previsões, tais como o ano 1.000 e o ano 2.000.

Os seguidores destes sujeitos acabam ficando com cara de veado que viu um caxinguelê, porque se desfizeram de bens materiais, pediram demissão de seus empregos, reconciliaram-se com seus inimigos e esperaram por um julgamento que não veio e a vida seguiu seu curso normal. Os governos dos países onde isso acontece, agem sempre com cruel indiferença nestes casos, porque cada um tem livre arbítrio para acreditar no que quiser. Se der errado o problema é de quem acreditou.

Para estes, o mundo pode não ter acabado, mas suas vidas, seus universos particulares, literalmente, ruíram.
Agora é só esperar por 12 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário: