sábado, 17 de março de 2012

Alex Ferraz

Sejamos decentes: revoguemos as leis

Seja em Brotas (Av. D. João VI), Pau da Lima, Pituba, Avenida Sete, Comércio ou Calçada. Tanto faz. As empresas de entrega desdenham da Lei da Carga e Descarga, com apoio dos comerciantes, e seus caminhões tomam às vezes metade da via, caotizando ainda mais o terrível trânsito soteropolitano.
Corta para os estacionamentos: continuam debochando da lei municipal que estabeleceu a obrigatoriedade da cobrança da hora fracionada. Como não há fiscalização, fica tudo na mesma.
Vejamos agora o anúncio da construção de piscinas olímpicas na localidade conhecida como Grotão de Cosme de Farias. Não pode. Sim, pois há uma lei que preserva o local e proíbe qualquer tipo de edificação ali. Mas é mais uma lei solenemente ignorada.
Aí, prezados e pacientes leitores, quero sugerir uma atitude decente aos nossos legisladores: vamos parar de engabelar os cidadãos desta soterópolis e revoguemos as leis inócuas. Uma questão de honestidade: já que parece não haver qualquer interesse em fazer cumprir essas leis, que sejam abolidas. Chega dessa história de sermos um país com milhares de leis belas e exemplares, mas que jamais são obedecidas. Um teatro desnecessário, que só faz irritar ainda mais aqueles cidadãos inocentes que acreditam na lei e se aborrecem todos os dias ao vê-las desrespeitadas.
Cidadãos estes, aliás, que são alvo da fúria dos ignorantes infratores das citadas normas. Por exemplo, experimentem advertir, mesmo com toda polidez, um motorista de caminhão parado em plena via de trânsito para fazer uma entrega. Ah, serão recebidos com xingamentos e até a bala!
Instalemos, então, o salve-se quem puder e pronto. Não é justo?

Tratados
como gado
Moradores da região da Suburbana estão comendo o pão que o diabo amassou nos ônibus. Saem cada vez mais cedo de casa e chegam cada vez mais tarde no trabalho, tudo porque os motoristas passam direto pelos pontos, com os veículos superlotados. E quando param, imaginem só, brutamontes chamados de “fiscais” literalmente empurram a multidão, socando-a nos veículos. Não tem cabimento, senhores!

Nem Kafka
chegou a tanto
 Em 7 de dezembro de 2011, o cidadão fez uma reclamação através telefone 156, da prefeitura, solicitando a troca de uma lâmpada na Av. Euclides da Cunha, próximo ao prédio nº 49. E até hoje, quase quatro meses depois, ainda espera o atendimento da sua reivindicação.
Ligou diversas vezes cobrando a lâmpada, quando lhe deram um novo telefone, 3186-5143, no qual o atendente solicitou o número do protocolo, protocolo este que não foi localizado. Voltou para o 156 em 23 de fevereiro último. Novo protocolo, nova solicitação e necas de lâmpada. Surreal, não? Ah, sim: e trata-se de um bairro “nobre”, a Graça...

Frase:
É mais fácil fazer leis do que governar.
(Léon Tolstói)

Um final
patético (I)
Até que a trama da novela “Fina Estampa” foi bem conduzida em certo período da novela. Mas, agora, quando se aproxima o final, os autores se perderam e apelaram feio para situações inverossímeis, patéticas mesmo.
Por exemplo, a frase do René ao descobrir que Tereza Cristina tinha rasgado todas as suas camisas:
- Primeiro,você me dá um tiro. E agora, isso?!
Quá, quá, quá, rio eu...

Um final
patético (II)
Mais uma: Juan pede Letícia em casamento antes mesmo do enterro da ex-esposa dele. Ou seja, em pleno velório, um festival de risos e comemorações por mais um (dos incontáveis) casamento de novela.
Ah, sim, a propósito: continua o festival de parideiras em todas as novelas da Globo. Todo mundo morrendo de alegria ao ter um filho, mesmo sendo pobre. Mas pobre de novela é outra coisa, né? Aí, as moçoilas influenciáveis vão na onda e quando percebem que a realidade é bem diferente, já estão jogando o recém-nascido no lixo.

Para comprar o caixão?
Enquanto a bolha da inadimplência no crédito pessoal só faz crescer, lá vem mais uma maluquice para forçar o consumo: estão tentando implantar no País um esquema que permite o parcelamento de uma comprar, pasmem, em 200 vezes. Isto mesmo, duzentos meses!
Bem, deve de crédito só para gente jovem e assim mesmo para pagar seu enterro, quando morrer, bem velhinho.

1 REMÉDIOS - Pesquisadores brasileiros e estrangeiros estarão reunidos em Salvador, no próximo dia 26, para discutir o “Mercado de produtos farmacêuticos” durante o Seminário Internacional de Tecnologia, Inovação e Equidade em Saúde. Mais informações: (71) 3283-7380.

2 ARTES - Visando promover a reflexão sobre o uso das redes avançadas e da tecnologia para a produção de artes, será lançado pela Comunidade MAPA D2, hoje, às 14h, o projeto Ação Reflexiva, com a videoconferência transmitida pelo site www.mapad2.ufba.br.

Nenhum comentário: