sexta-feira, 23 de março de 2012

Religião e espiritualidade


Esta semana duas mulheres bateram à nossa porta. Queriam falar conosco sobre religião. Maura disse que não podia ouvi-las, pois estava ocupada, mas uma delas insistiu convidando-a a “comemorar a morte de Jesus”. Já irritada com as duas “queima panelas” (é assim que ela as chama), Maura disse que não comemora a morte e sim a vida. Disse isso dando as costas e deixando as duas embasbacadas.

            Toda religião tem seu valor e cada pessoa tem o direito de escolher a sua e viver de acordo com aqueles ensinamentos. Isso é livre arbítrio. E eu vejo que cada pessoa escolhe a sua religião de acordo com a sua capacidade de entendimento e com a sua realidade existencial. Eu fui criado no seio de uma família católica. Fui batizado, casei e batizei meus filhos na igreja católica. Fui cursilhista, trabalhei e sempre que convocado não me nego a trabalhar pela igreja católica. Como também não me nego a trabalhar por qualquer igreja respeitável.

            O que não admito é essa manipulação que as seitas (e alguma religiões também) fazem com as pessoas. Essas pessoas, as tais “queima panelas”, são pobres coitadas, inocentes úteis utilizadas por espertalhões para conquistar mais adeptos, mais dizimistas para engordar suas contas bancárias, utilizando para isso o nome de Jesus.

            Os mentores destas seitas vivem a realidade dos materialistas, dos espertos (não despertos), e seus seguidores em geral são seres fragilizados por algumas desventuras da vida, portanto, fáceis de manipular, e que acreditam piamente esta fazendo um trabalho em prol do bem da humanidade. Mas, ainda assim, vivendo dentro das suas realidades.

            A curiosidade cedo me fez questionar sobre quem sou, o que sou, de onde vim, onde estou e para onde vou. As respostas que encontrava não me satisfaziam, e foi assim que andei em terreiros de candomblé, igrejas as mais diversas, centros espíritas e até pesquisei e viajei buscando conhecimento sobre antigas religiões.

            E assim me tornei um espiritualista. Há poucos dias me deparei com um texto que mostra a diferença entre religião e espiritualidade. Vou mostrar algumas: Religião é para os que dormem. Espiritualidade é para os que estão despertos; Religião é para quem necessita que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua voz interior; Religião ameaça e amedronta. Espiritualidade dá paz; Religião fala de pecado e de culpa. Espiritualidade diz: “aprenda com o erro”; Religião inventa. Espiritualidade descobre; Religião é causa de divisões. Espiritualidade promove União; Religião lhe busca para que acredite. Espiritualidade você tem que buscá-la. Religião é adoração. Espiritualidade é Meditação. E por fim, religião promete para depois da morte. Espiritualidade é encontrar Deus em nosso Interior durante a vida.

            Tenham todos um dia de paz!






Um comentário:

Alex disse...

Senhor Cristovam, o preconceito é um direito e não um crime, acredito nisso apesar da uma onda ante-preconceituosa que atinge o mundo e tenta calar o direito a opinião, mas é bom saber que opiniões também não são prova de nada, lendo sua opinião sobre as religiões, resolvi usar o mesmo texto para questionar o texto, vejamos:

"Há poucos dias me deparei com um texto que mostra a diferença entre religião e espiritualidade.".

- A idéia de que a religião seja algo separado da espiritualidade simplesmente significa que ou não se conhece o que seja religião, ou não conhece a espiritualidade.

"Religião é para os que dormem. Espiritualidade é para os que estão despertos;".

- Porque? Qual a prova dessa afirmação? A opinião do autor?


"Religião é para quem necessita que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua voz interior;".

- E desde quando a "voz interior" é perfeita e sábia? "voz interior" é um conseito muito subjetivo, pode significar nada, ou tudo, os loucos ouvem a sua voz, os homens buscam a voz interior, mas o fato é que em geral é só a sua mente trabalhando positiva ou negativamente, mente imperfeita diga-se.

"Religião ameaça e amedronta. Espiritualidade dá paz;".

- Porque a religião ameaça e amedronta? Afinal, todas as religiões são musulmanas? Será que existe uma face islâmica ou satanista em cada religião?

"Religião fala de pecado e de culpa. Espiritualidade diz: “aprenda com o erro”;".

- Ora, seguindo essa "espiritualidade" eu poderia aprender alguma coisa com erros irreparáveis? Devo matar alguem, aprender com o erro guiado por uma "espiritualidade"? Ou é preferível saber sobre o pecado e evita-lo?

"Religião inventa. Espiritualidade descobre;".

- Invenção é para inventores, a religião revela, só isso, mesmo que dogmáticamente é revalação e está disponível ao questionamento, mas o que a "espiritualidade" descobre?

"Religião é causa de divisões.
Espiritualidade promove União;".

-Certas uniões não são questionáveis? Uma espiritualidade verdadeira pode unir católicos e protestantes, mas jamais Cristãos e satanistas, mas a religião só pode religar as pessoas a Deus Bom, Justo e Santo, e com certeza tem a missão de desunir o que é bom do que é mal, ou mau.

"Religião lhe busca para que acredite. Espiritualidade você tem que buscá-la.".

-Que bobagem, tanto a transmissão da religião quanto a transmissão de qualquer espiritualidade depende de pessoas que realizem esse trabalho. E mesmo pessoas que aderiram a religião devem realizar sua busca, não é a adesão simples que da o entendimento.

"Religião é adoração.Espiritualidade é Meditação.".

- A adoração é um exercício de espiritualidade e meditação, contemplação e respeito.

"E por fim, religião promete para depois da morte. Espiritualidade é encontrar Deus em nosso Interior durante a vida.".

- Ora, a religião promete vida eterna para depois da morte a quem se converte a Deus durante a vida, e se a converção é verdadeira o encontro com Deus está estavelecido.