sexta-feira, 23 de março de 2012

Quem disse que água não tem sabor?

Água agora pode ter o sabor que você quiser. Ela deixou de ser  incolor, inodora e insípida. Final de semana chegando, você que não consome bebida alcoólica, pode saborear um drinque que combina água, frutas e ervas. 
Aqui vão algumas dicas que colhemos  no site de Época http://revistaepoca.globo.com.

Os drinques com água são uma pedida cada vez mais presentes em cartas de bebidas oferecidas por restaurantes. A água saborizada é leve e refrescante, e se tornou uma alternativa ao refrigerante, por ser mais saudável que a bebida gaseificada, com conservantes e açúcares, e ao suco, porque é menos calórica. É uma boa opção também para aqueles que não tomam água porque consideram-na sem graça porque não tem sabor.

A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Na Itália, segundo Mariana Ávila Maronnam, coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac, é grande o consumo de água aromatizada com xarope de limão. As águas saborizadas industrializadas contêm adição de corantes artificiais, conservantes e acidulantes. Por isso, restaurantes têm apostado na água natural. "Os restaurantes estão investindo em cartas de águas especiais e isso tem se tornado uma tendência crescente", diz Mariana. Segundo a chef, os restaurantes apostam no charme da apresentação da água, que pode ser servida em uma jarra transparente com o arranjo das cores e sabores dos ingredientes.

Esse tipo de água combina muito bem com saladas, peixes, legumes assados, carnes brancas grelhadas ou assadas. As mais comuns são as fatias de limão com hortelã ou com menta.

Você pode preparar em casa. Abaixo, uma receita de água aromatizada dada pela professora de gastronomia do Senac. Antes de prepará-la, lembre-se de higienizar a fruta. Geralmente, é usada com casca e, por isso, é importante limpar bem a parte externa. 

Dicas:
- Alecrim e lavanda têm sabor intenso. A dica é só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.
- Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra.
- Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.
- O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente.
- O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.
- Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.

Você pode combinar também:

Nenhum comentário: