quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alex Ferraz

Uma geração de analfabetos
Quinhentos mil estudantes tiram zero na redação do Enem. O ministro da Educação, Cid Gomes (até hoje não entendi, de verdade, essa escolha de Dilma), culpa o tema (Publicidade infantil no Brasil). Discordo do ministro.

Na verdade, qualquer que fosse o tema da redação, desde o mundo encantado de Renato Aragão até a importância da rosa numa declaração de amor, a realidade é que o desastre seria o mesmo. Simplesmente porque o brasileiro tem sido levado a não pensar, a não ler, a não aprender (salvo no tal ensino profissionalizante). A destruição da educação no País, iniciada na ditadura militar, segue impávida na dita democracia de hoje. Ninguém, pensa e escreve-se cada vez pior. Vide redes sociais. Somos produto de sucessivas gerações falidas de estudantes e, consequentemente, de professores. E ponto final.


Nada muda
 Barganha de partidos por cargos, parentes e mais parentes escancaradamente empregados, impostos cada vez mais altos, taxas, penalização dos programas sociais e privilégios absurdos nas esferas de governo, com gastos bilionários entre políticos, ministros de tribunais etc. Voz das ruas, para quê?


Buraqueira no  Polo Petroquímico
As vias internas do Polo Petroquímico precisam merecer mais atenção.

Há buracos em diversas partes, gerando grande perigo para o trânsito.

Notar que por elas passam cargas muito perigosas.


Motoristas ameaçam vidas  
As empresas do setor e o próprio sindicato dos Rodoviários deveriam ter a responsabilidade e orientar e educar os motoristas de ônibus de Salvador e Região Metropolitana para que dirijam com segurança.

Atualmente, a maioria invade sinais, persegue carros pequenos e dirige, enfim, em alta velocidade, tornando-se uma ameaça para todos. Inclusive eles próprios...


Saúde em estado crítico (I)  
A notícia: "Mais de 50 leitos estão bloqueados no Hospital Geral Roberto Santos por falta de enfermeiros, segundo denúncia do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), divulgada nesta segunda-feira (12). De acordo com a entidade, o caso mais grave é na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, onde quatro leitos não funcionam há mais de um ano. O sindicato afirma ter denunciado a situação à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em fevereiro do ano passado, a partir de relatório de visita à unidade médica realizada no dia 21 de janeiro de 2014." 


Saúde em estado crítico (II)  
O comentário: a situação do Hospital Roberto Santos não é novidade.

Tive o desprazer de ter que frequentar aquela unidade, no final de 2013, acompanhando uma amiga que sofreu um AVC, e somente graças a uma ajuda especial da assessoria de imprensa pudemos ser atendidos com um pouco mais de atenção.

Faltavam medicamentos, máquina de ultrassom quebrava a todo momento, um caos.

Vamos ver o que a nova gestão da Sesab fará para tirar aquele hospital da UTI.

Nenhum comentário: