quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Alex Ferraz

CAOS
Em plena temporada turística, as duas maiores cidades brasileiras fazem feio com a imagem do Brasil lá fora. Em São Paulo, falta água. No Rio, também, além da violência estúpida com balas perdidas matando em cada esquina. E parte do País vive a ameaça de apagões. É por essa razão que recebemos uma quantidade ínfima de turistas por ano...
"A miséria de qualquer espécie, não é a causa, é o efeito da imoralidade." (Thomas Carlyle)

Onze milhões na extrema pobreza
A notícia: "A pobreza na América Latina, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), está estagnada desde 2012. A pobreza atingiu 167 milhões de pessoas na América Latina em 2014, o equivalente a 28% da população latino-americana. Destes, 71 milhões – ou 12% dos habitantes da região, estão na extrema pobreza.
No Brasil, de acordo com o organismo regional, a pobreza caiu de 18,6% da população, em 2012, para 18%, em 2013. Já a extrema pobreza aumentou: de 5,4% para 5,9%. Segundo o diretor do escritório da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, dos cerca de 34 milhões de brasileiros que estão na pobreza, 11 milhões estão em situação de extrema pobreza. O aumento dos preços dos alimentos tem impacto forte na indigência no Brasil e na América Latina."
O comentário: nem Bolsa Família, nem Fome Zero (aliás, programa natimorto), nem nada. Só quem saiu da miséria, de verdade, foram algumas centenas de dirigentes sindicais e neo-governantes.

E pode piorar este ano...
A análise feita pela diretoria da Cepal dando conta de que a alta dos preços dos alimentos é fator preponderante para a miséria é preocupante, tanto quanto real.
Ocorre que a inflação deve explodir este ano, o preço da comida tende a subir junto com gasolina, diesel, juros, impostos etc., e tudo isso diante da redução dos programas sociais. Além de muito desemprego. Pior é impossível!

Maldade dos donos de postos
Fizeram o preço cair nas últimas semanas e, pimba, anteontem, da noite para o dia, literalmente, praticaram um brutal aumento nos postos de combustíveis.
E tem mais: o reajuste, de acordo com a Petrobras Distribuidora, estava previsto para o início de fevereiro. É o capitalismo selvagem.

Jovem aprendiz de desempregado
A notícia: "Após planejar a demissão de mais de mil funcionários, a Enseada Indústria Naval S.A. demitiu, nos últimos dias, 74 integrantes do programa Jovem Aprendiz. Segundo a assessoria do consórcio – que é integrado pelas empresas OAS, UTC, Odebrecht (todas investigadas na Lava Jato) e Kawasaki –, os desligamentos aconteceram pela 'desaceleração da obra de construção do estaleiro, hoje com mais de 80% de avanço físico concluídos”.
O comentário: coitados, já começaram como aprendizes de desempregados.

Onde estão os "wallies"
O eleitor tolo que votou em Dilma segue aguardando que a presidente venha a público explicar por que está fazendo tudo exatamente ao contrário do que prometeu em campanha.
Gostaria também que o ex-presidente Lula desse as caras. Ou será que todas as maldades anunciadas são culpa da imprensa? Hum!

Um aeroporto vergonhoso
Tapumes, vazamentos quando chove, problemas no ar concionado, ufa! O aeroporto de Salvador tem sido mesmo um péssimo cartão de visitas nesses tempos de alta estação.

Nenhum comentário: