quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Alex Ferraz

GENOCÍDIO
Foram 55 mortos em acidentes nas estradas baianas somente no feriadão de fim de ano. Não tem Lei Seca certa. Rodovias saturadas e mal cuidadas, péssima sinalização, motoristas mal preparados e, portanto, imprudentes, e falta de fiscalização. A receita é esta e preparem-se porque no Carnaval tem mais. Lamentavelmente...
"Um Brasil nojento em que ninguém se salva de sua culpa, onde as relações de opressor e oprimido estão expostas."  (Cecil Thiré, comentando o excepcional filme "Cronicamente Inviável", de Sérgio Bianchi - produzido no ano 2000)

Inviável, insuportável e opressor
Em São Paulo, maior e mais rica cidade do País, as chuvas que caem como sempre, há centenas, milhares de anos, causam os estragos conhecidos por dezenas de prefeitos e governadores há muitas décadas.
No Rio de Janeiro, onde atletas de esportes aquáticos encontrarão uma baía com fezes e superbactérias, na Olimpíada do ano que vem, bandidos invadem pátio de uma repartição pública e roubam, de vez, mais de 200 motos, desfilando com elas pela cidade.
Na Bahia, 20 assassinatos em Salvador apenas nos primeiros cinco dias de 2015, e caixas eletrônicos voando pelos ares em quase todas as cidades do interior.
E lá de cima, de Brasília, o governo "dos trabalhadores" decreta mais impostos, taxas, reduz benefícios sociais, ufa! Somos mesmo um país cronicamente inviável.

A propósito do filme 
Citei o filme Cronicamente Inviável (que deveria ser exibido nas escolas, a meu ver) e trago aqui mais comentários a respeito do seu brilhante conteúdo,  assustadoramente realista. Disse Bruno Gawryszewski, então mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFRJ, em 2006: "Bianchi ( o diretor) expõe a usurpadora ética burguesa de educar e preconizar a honestidade como um dos pilares necessários para o funcionamento harmonioso da sociedade, ao mesmo tempo em que seus representantes utilizam o Estado para obter concessões, subsídios, renegociações/calote de dívidas, refinanciamentos." Qualquer semelhança com a nossa realidade não será, em absoluto, mera coincidência.

E por falar no Rio de Janeiro...
Seguem os arrastões na cidade dita maravilhosa.
O desgoverno absoluto e o descaso com a segurança pública resultam, como se viu no último domingo, em bandos de mais de 50 pessoas, a maioria menores de idade, apavorando e saqueando banhistas, inclusive turistas, em uma das praias mais famosas do mundo: Ipanema.

Uma definição perfeita
O novo delegado-geral de São Paulo, Youssef Abou Chahin, ao comentar o descaso dos políticos em relação ao Código Penal e o aumento assustador de crimes cometidos por menores de idade, disse: "No Brasil, temos menores 007, ou seja, têm licença para matar".

Sem luz no fim do túnel
Insisto: o túnel Américo Simas está com sua iluminação cada vez mais fraca. Praticamente 80% das lâmpadas estão apagadas.
Reitero: por que cargas d'água ainda não foi providenciada a substituição das lâmpadas queimadas?

Todos estão dormentes?
Anuncia-se a chegada de mais uma leva de toneladas de trilhos para a Ferrovia de Integração Oeste Leste, a FIOL.
No ano passado, outras toneladas desembarcaram em Ilhéus.
Bem, agora só falta...Colocar o trilhos nos trilhos!

Nenhum comentário: