quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Tropicalismo




Há 50 anos, precisamente no Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record, Caetano Veloso e o conjunto Beat Boys, da Argentina, entrava no palco para defender a sua composição psicodélica intitulada "Alegria, Alegria". Entrou vaiado e saiu aclamado. Foi o pontapé inicial que deu origem ao disco "Tropicália", estrelado por ele mesmo, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, artistas estes que encabeçariam um movimento revolucionário na música brasileira, que foi chamado de "Tropicalismo".

O movimento exaltava todas as formas de letras e melodias genuinamente Brasileiras, contrastando com os acordes extravagantes de guitarras, fenderes, e até um instrumento de ondas sonoras chamado Teremin, em homenagem ao alemão que o inventou. Esse instrumento não existia no Brasil e foi construído por um dos irmãos Batista. Sérgio e Arnaldo que formavam com Rita Lee Os Mutantes. Esse Batista, inclusive, inventou o distorcedor de acordes, utilizado até hoje por bandas do mundo inteiro.
Há muito mais para se saber sobre o Tropicalismo. As roupas coloridas, os experimentos sonoros que envolviam até sons de eletrodomésticos, como o "Enceroscópio" de Tom Zé.
A Web Rádio Sempre Livre apresentará em breve um programa especial sobre o Tropicalismo, enfocando as músicas, os artistas, e curiosidades sobre eles e o movimento em si. Por enquanto, vocês podem curtir todos os dias, às 19 horas, uma hora do melhor do tropicalismo. Imperdível.

Nenhum comentário: