quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Histórias da Princesa


Prosseguindo com a nossa série de matérias sobre a História e as Estórias de Feira de Santana, de 1950 até o ano 2000, vamos falar  hoje de um personagem que deixou marco na história da cidade, especialmente na área da medicina. Estamos falando do pediatra Dr. Felix Rodrigues de Santana, que atendia gratuitamente crianças carentes da cidade.
 

Dr.  Félix Santana. Filantropo e amigo das crianças

O Dr. Felix Rodrigues de Santana nasceu no dia 01 de agosto do ano de 1924, na cidade de Itabuna, Bahia. Filho do Farmacêutico Artur Nilo de Santana teve seu interesse pela Medicina despertado através do contato com pacientes que vinham comprar remédios na Farmácia de seu pai em Itabuna. Iniciou os seus estudos básicos no Colégio de Dona Afrísia em sua cidade natal, e com o apoio do pai foi para Salvador onde cursou o colegial no conceituado Colégio Antônio Vieira.

Aluno exemplar, logo que concluiu o colegial entrou para o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia. Durante a graduação teve a oportunidade de aprender e conviver com mestres brilhantes como os Profs. Hosannah de Oliveira, Aristides Novis, Fernando José de São Paulo, José Olympio da Silva, Décio Marinho Barbosa, Cezar Augusto de Araújo e Renato Marques Lôbo. Colou grau como médico no dia 14 de dezembro de 1950.

Um ano após ter-se graduado em Medicina, o Dr. Felix mudou-se para a cidade de Feira de Santana onde fixou residência no Solar Santo Antônio. Abriu consultório de Pediatria no prédio do antigo colégio Santanópolis na Av. Getúlio Vargas. Trabalhou com outro grande nome da cidade de Feira de Santana, o Dr. Sabino Silva. Em 1962 se mudou para Salvador, abrindo consultório na Av. Garibaldi. entretanto, manteve o seu atendimento também na cidade de Feira de Santana.

Dr. Félix exercia a Filantropia e atendia gratuitamente crianças carentes todas as segundas-feiras. Foi um médico humano, comprometido com os mais desfavorecidos, tinha a total confiança das mães e era um grande amigo das crianças. Tinha uma grande sede de conhecimento, gostava de ler e pesquisar sobre temas diversos como Religião, História e Literatura. Participou da Maçonaria. Tinha interesse pelo campo e possuiu fazendas em Feira de Santana e Itabuna.

Casou-se com D. Rita Fernandes de Santana e tiveram dois filhos: Nilo Felix Fernandes de Santana e Luiz Artur Fernandes de Santana, que seguiram carreira como administradores. Seus filhos lhe deram cinco netos. Na cidade de Feira de Santana, deixou grandes amigos como Coriolano de Carvalho e Bernardino Bahia.

O Dr. Felix faleceu aos 77 anos de idade, no dia 15 de março de 2002 na cidade de Salvador, Bahia. Após sua morte recebeu algumas homenagens como uma exposição de fotos na mostra “Nomes da Cidade” realizada no Shopping Iguatemi em Feira de Santana.

 

Fonte: Academia de Medicina de Feira de Santana

Nenhum comentário: