terça-feira, 13 de outubro de 2020

Onde estão os mestres ?

Neste dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. A dignidade do professor é decorrente da opção que fez, ao colocar-se a serviço da pessoa humana, de trabalhar com os mais nobres valores: Vida, justiça, solidariedade, participação, honestidade, cidadania, ética... O professor é o mestre da vida. Ele deve encaminhar a pessoa na direção da felicidade.

PÉRICLES foi o construtor da primeira democracia do mundo. O brilho do seu gênio iluminou Atenas, capital intelectual e política da época. Em certa ocasião, Ele mandou reunir todos os notáveis, gênios e artistas que tinham engrandecido Atenas. Péricles  queria garantir o futuro de Atenas, sem depender de armas e guerras.

FORAM chegando arquitetos, engenheiros, escultores, guerreiros, filósofos e  lavradores. Todos os setores pareciam representados. Mas, Péricles, percebeu comprometedora ausência: faltavam os professores. Onde estão os mestres?  perguntou o magistrado. E quando esses chegaram, Péricles falou: faltavam vocês, que tem a missão mais importante e elevada de todas: a de transformar e fazer feliz a vida dos atenienses.

A GRANDEZA de um país não se mede pelo seu PIB (Produto Interno Bruto), nem pela extensão territorial, nem pelas jazidas de minerais, nem pelo poderio de suas armas. A verdadeira grandeza é a que procede da inteligência e do caráter de seu povo. E nesse sentido, toda a estratégia em relação ao futuro, precisa passar pela educação. Também, não se pode confundir educação com instrução. Nem se pode imaginar que toda a educação passe pelas salas de aulas.

A FAMÍLIA deve ser a primeira educadora. A escola e o Estado são complementares. Na família se vive a primeira experiência comunitária. Os pais são os primeiros mestres. Mas, também, grande parte da responsabilidade recai sobre o Estado, que tem o dever sagrado de estabelecer políticas que priorizem a educação. A grandeza de uma Nação começa pela educação.

ENTRE os mais de 40 títulos conferidos a Jesus, nos Evangelhos, o mais comum é o de Mestre. Ele é Mestre para os apóstolos e para as multidões. Até mesmo os seus adversários dão-lhe esse título. E nesta ótica, todos devemos ser discípulos do Mestre. Só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Só Ele é a Luz do mundo.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: