quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alex Ferraz

PRIORIDADES
Cada jogo da Copa das Confederações custará R$ 15,8 milhões aos cofres públicos nacionais. Dinheiro que daria para construir muitas escolas, quem sabe um hospital ou ainda presídios dignos. Mas só beneficia clubes já bilionários. É isso aí...

Frase: A ocasião faz o roubo, o ladrão já nasce pronto.
(Olavo Bilac)


Corrupção ridiculariza programas oficiais
Esta Tribuna noticiou ontem que empresários, estudantes de colégios particulares, parentes de autoridades e até mortos estão na lista de pagamentos do Bolsa Família.
Isso me faz lembrar a terrível corrupção que grassa em outro programa oficial, o Minha Casa, Minha Vida, onde apartamentos são vendidos ilegalmente e cobra-se "reserva", além da corrupção nas obras, que levou a construções serem demolidas antes mesmo de habitadas, devido ao péssimo material usado, embora o custo tenha sido superfaturado.
Não me surpreende. Este é o retrato do Brasil "cronicamente inviável" (cito aqui o título do excelente filme de Fábio Bianchi, rodado em 2000, e que mostra como é impossível viver eticamente no Brasil), onde NADA, absolutamente NADA se faz em esferas oficiais, e mesmo fora delas, sem o pensamento embutido de levar vantagem em tudo, mesmo que roubando.
Se são boas as intenções do governo com os programas citados, péssimos devem ser os instrumentos de fiscalização na execução de tais projetos. Assim, os ratos de sempre abrem furos em qualquer lugar e de lá sugam o dinheiro proveniente do suor de quem realmente paga impostos neste País. Uma tragédia nacional. E, a meu ver, insolúvel...

Ainda sobre
corrupção (I)

Para refrescar a memória: até hoje, a maioria das obras prometidas aos sobreviventes da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011, não foi sequer iniciada.
Dinheiro houve, e muito. Mas o gato comeu.

Ainda sobre
corrupção (II)

Seria de bom tom lembrar também o "metrô" de Salvador, onde já foi enterrado mais de um bilhão de reais e que nunca funcionou.
Será mesmo que todo esse dinheiro está no "metrô". Hum...

Cautela
ou desleixo?

A Chevrolet está fazendo recall do Cobalt, devido a perigoso defeito na pinça dos freios.
A famosa BMW, por sua vez, também está chamando donos de diversos modelos, pois eles apresentam um defeito no air-bag do passageiro, defeito este que pode provocar ferimentos e até mesmo incêndio.
Quando vejo essas coisas, fico a pensar: a indústria automobilística está mais rígida no controle de qualiidade ou, pelo contrário, está desleixada?

Ditadura
sindical (I)

No caso da greve na prefeitura de Salvador, sindicalistas (sic) tentaram impedir a entrada de funcionários que tencionavam trabalhar - até mesmo para cumprir decisão judicial -, colocando cadeados em portas e fazendo outros tipos de bloqueio.
Isto se repete em praticamente todas as greves.

Ditadura
sindical (II)

É de se questionar, pois: se é necessária a força para impedir trabalhadores de cumprirem suas funções, quando decretada uma greve, isso não significaria que eles não estão convencidos, ou "conscientes", como dizem os sindicalistas, da necessidade da paralisação?
Ou seja, será que as decisões dos sindicatos representam mesmo a vontade dos trabalhadores? Pois é...

MOSTRA - A Galeria Nelson Daiha, do Senac Pelourinho, promoverá a abertura da exposição individual Paisagem Fragmentada: Série Camelódromo, do fotógrafo Silvério Guedes, neste sábado, 15, das 16h às 19h. A mostra permanece em cartaz até 15 de julho.
JURÍDICAS - Amanhã, das 18h às 19h, o JusPODIVM realiza mais uma edição do I Ciclo de Palestra Jurídicas. Para ministrar a palestra “Responsabilidade Trabalhista na Descentralização Produtiva” foi convidado o especialista Otávio Amaral Calvet, Coordenador e professor da Rede LFG, Mestre e Doutorando pela PUC-SP, Juiz do Trabalho no TRT do Rio de Janeiro e Doutorando pela Universidade Castilha de La Mancha (Espanha).
INGLÊS - Já estão abertas as inscrições para o Acbeu TEFL Seminar, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho na unidade da Vitória. Organizado pelo departamento acadêmico da Acbeu, o seminário realizado anualmente é aberto à comunidade de profissionais de ensino da língua inglesa.

Nenhum comentário: