terça-feira, 11 de junho de 2013

Após projetar avião, garoto de dez anos disputa título de gênio mirim

A maioria dos pais fica orgulhosa de seus filhos e acha secretamente que eles são mais inteligentes do que seus amigos. Mas alguns deles realmente são pais de gênios.
Hugo, de dez anos, é um dos participantes de um concurso da Mensa, a associação internacional que reúne pessoas que obtém, em testes padrão de QI, um índice de acerto de 98% ou superior.
Ele é uma das 21 crianças entre 7 e 11 anos que estão competindo pelo título de gênio mirim da Grã-Bretanha.
O garoto é um entusiasta de trens e de engenharia e até já projetou um avião inteiro, que pretende fabricar quando for mais velho.
"Fico entediado com alguns tipos de tarefas. Eu geralmente faço as tarefas da escola muito rapidamente e às vezes pego trabalho extra", disse Hugo à BBC.
A mãe dele, Michelle Goodwill, disse que "ele sempre deu trabalho. Quando nossos amigos souberam que estávamos esperando outro bebê, acharam que estávamos loucos".

Vida social

Mesmo depois de perceberem que o garoto tinha inteligência acima do normal, Michelle conta que ela e o pai de Hugo se esforçaram para que ele tivesse uma vida social com os colegas de escola.
"Sempre quisemos que ele fosse normal, então sempre nos esquivamos de atividades em grupo com outras crianças superdotadas, como as da Mensa e coisas do tipo. Então foi por sorte que caímos lá, porque uma amiga me disse que, se Hugo fosse o filho dela, ela se envolveria na Mensa."
"Eles estão na média, acho. Meu pai está um pouco acima da média e minha mãe tem inteligência, o que é bom."
Hugo, falando sobre os próprios pais.
"Queremos que ele seja o mais normal possível, porque é assim que se fazem amigos, se faz sucesso, se fica popular. Mas se você se tornar muito 'exclusivo' e só andar com pessoas muito inteligentes o tempo todo, não estará tão envolvido socialmente", disse ela.
Entre os adversários de Hugo no concurso está um prodígio do xadrez de oito anos e uma menina conhecida como "ábaco humano", por ser mais rápida que uma calculadora.
O garoto diz ainda que não se sente sozinho, mesmo estando à frente dos colegas na escola, e afirma ter "muitos amigos".
Perguntado se os próprios pais são inteligentes, ele responde. "Eles estão na média, acho. Meu pai está um pouco acima da média e minha mãe tem inteligência, o que é bom", diz.

Sinais

Um dos sinais de que uma criança pode ser superdotada parece ser que não é possível impedi-la de aprender mais rápido do que as outras.
A consultora da Mensa britânica Lyn Kendall diz ter percebido que seu filho Chris, hoje com 30 anos, tinha inteligência acima da média quando o descobriu quando criança aprendendo sozinho a escrever pela manhã, antes que o resto da família tivesse acordado.
Aos quatro anos, ele preferia ler obras de Charles Dickens na escola em vez de brincar com outras crianças.
"Crianças superdotadas geralmente preferem a companhia de crianças mais velhas ou de adultos", diz Kendall.
A instituição lista ainda outras características que podem indicar um QI acima da média, que incluem uma memória incomum, um conhecimento mais profundo de determinados assuntos, um senso de humor altamente desenvolvido, aptidão especial para música ou artes e a vontade de estar no controle.
A série Child Genius, que irá ao ar no canal de TV britânico Channel 4 nesta terça-feira, acompanhará o dia a dia e os desafios das famílias das crianças superdotadas que participam da competição da Mensa. 

Fonte: BBCBrasil

Nenhum comentário: