Estádios cada vez mais vazios, audiência baixa na TV,
clubes endividados, seleção em má fase. Por outro lado, cotas de TV e
de patrocínio em alta, jogadores de alto nível mantidos ou repatriados e
expectativa em alta com a realização da Copa do Mundo e com a
inauguração de novos e modernos estádios.
Este é o retrato do momento atual do esporte
mais popular do mundo no chamado "País do Futebol". Mas será que o
Brasil é realmente o País do Futebol? A BBC Brasil ouviu especialistas e
coletou dados para tentar responder à pergunta e traçar os desafios que
o esporte enfrenta para manter o título de "paixão nacional".
Um dos principais problemas do
futebol brasileiro é a crônica ausência de público nos estádios,
acentuada nos últimos anos. No ano passado, a média de público do
campeonato brasileiro da série A (a primeira divisão nacional) foi de
12.983 pagantes por jogo, 13% inferior à do ano anterior.
Chamado no passado de "esporte das multidões", o
futebol no Brasil já não consegue atrair o mesmo interesse dos
torcedores. Segundo levantamento recente da consultoria Pluri, com dados
de 2011, a média de público do brasileirão foi apenas a 13ª do mundo,
atrás de campeonatos nacionais de países sem tradição no esporte, como
Estados Unidos, Japão e China, e até mesmo dos campeonatos da segunda
divisão da Inglaterra e da Alemanha.
Nos campeonatos regionais, a situação é ainda
pior. Nas décadas de 60 e 70 eram comuns jogos dos campeonatos regionais
que reuniam mais de 100 mil pessoas no estádio. Entre os 10 maiores
públicos da história do futebol brasileiro, cinco foram registrados em
clássicos do campeonato carioca.

O maior e mais rico campeonato estadual, de São
Paulo, teve uma média de público de apenas 6.217 pagantes por jogo,
levemente inferior à do campeonato mineiro, o de maior público, com
6.451 pagantes em média por jogo. Dos 25 campeonatos analisados, 11
tiveram média inferior a mil pagantes por jogo – os jogos do campeonato
acriano foram vistos em média por 245 torcedores por jogo.
Em um ranking dos cem clubes com maior média de
público no mundo, compilado pela Pluri, há apenas três equipes
brasileiras - em menor número que os quatro clubes da China ou os dez do
México, por exemplo, e muito aquém dos 22 times da Alemanha e 20 da
Inglaterra, países que dominam os rankings de público.
O Santa Cruz, de Pernambuco, com média de
público de 36.916 em seu estádio, no Recife, é o clube brasileiro mais
bem colocado no ranking, na 39ª posição, mesmo disputando a série C do
campeonato brasileiro (quarta divisão). Os outros clubes brasileiros no
top 100 são Corinthians (65ª posição no ranking, com média de público de
29.424 ) e Bahia (100º, com média de 22.741).
Os líderes do ranking são o alemão Borussia
Dortmund, com média de 80.552 de público e 100% de ocupação do estádio, e
o Manchester United, com público médio de 75.387 e 99% de ocupação.
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