quinta-feira, 24 de julho de 2014

Arcebispo lança nova cartilha política na festa de Sant’Ana



          Como vem ocorrendo nos últimos anos em que ocorrem eleições, o arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, lançará uma cartilha de orientação política durante a missa de encerramento da festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, neste sábado, 26, às10 horas, na Catedral. “Pensando o Brasil” é uma cartilha organizada pelo arcebispo e que, segundo ele, tem por objetivo levar os eleitores à reflexão e à participação mais intensa neste grande momento político que o Brasil está vivendo e contribuir para criar uma nova cultura e ética política. O documento é dirigido também aos candidatos.  

         Dom Itamar afirma que a Arquidiocese considera seu dever oferecer critérios e orientações que possam ajudar os cidadãos a cumprir seu dever eleitoral, com consciência e responsabilidade. Dessa forma, como já é tradição, coloca à disposição da comunidade a cartilha que pode ser adquirida na secretaria da Arquidiocese, nas secretarias das paroquias, bancas de revistas e jornais e livrarias católicas, ao preço simbólico de R$ 2. Vale ressaltar que toda a renda será revertida para a construção do Mosteiro das irmãs Clarissas, que está sendo erguido no bairro Papagaio.

         A cartilha traz reflexões através de histórias e estórias sobre o verdadeiro papel do político e do eleitor, a importância da escolha dos candidatos na hora do voto. Traz alguns temas importantes como corrupção, reforma agraria, meio ambiente, políticas sociais, saúde, educação, direitos humanos, entre outros, para ajudar os eleitores a pensar com seriedade e votar com responsabilidade.



Escola

         O arcebispo diz na introdução da cartilha que “a campanha eleitoral deve tornar-se uma excelente escola de educação cívica e renovar as esperanças de nosso povo, na alegria de viver um regime democrático, que se deve conquistar cada dia.” Ele lembra que essa é a primeira vez os cidadãos brasileiros vão as urnas depois das jornadas de junho e julho de 2013, quando milhares de pessoas ocuparam as ruas, exigindo melhores serviços e políticas publicas realmente comprometidas com os interesses populares e manifestaram preocupação com a corrupção e insatisfação com a maneira como muitos políticos eleitos vêm exercendo o poder.


“O mau uso do poder de voto leva pessoas corruptas e mal preparadas ao exercício do poder executivo e legislativo.” Acrescenta que “votar corretamente, dentro das normas da lei eleitoral, é tão importante como rezar”. Lembra as palavras do papa Francisco: “Envolver-se na política é uma obrigação de todo cristão”. Diz ainda o arcebispo, que encerra a cartilha com os perfis do bom candidato e do bom eleitor e os 10 mandamentos do eleitor. 



Perfil do bom candidato e do eleitor
          O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, na cartilha de orientação política Pensando o Brasil, traça o perfil do bom candidato e as características do bom eleitor e ainda deixa os 10 mandamentos do eleitor. Segundo ele, precisamos estar bem informados para exercer nosso direito e dever com qualidade. O mau uso do poder de voto leva pessoas corruptas e mal preparadas ao exercício dos poderes executivo e legislativo. Senão vejamos:

Perfil do bom candidato
         História do candidato (se é reeleição ou não); compromisso e transparência; políticas públicas em favor de todos; coerência entre discurso e pratica; Defesa da vida humana; conhece e participa das realidades comunitárias; sensibilidade ecológica; agente empreendedor. Administrador competente.

Características do bom eleitor
         Pessoa honesta; pensa no bem de todos; respeita os adversários; poderá e da autonomia de escolha a outros; denuncia a partir de provas; compromete-se com a comunidade.

Os 10 mandamentos do eleitor
1 – Não deixe de votar.
2 – Não vote contrariando sua opinião.
3 – Não venda seu voto.
4 – Não vote para contentar amigos ou parentes.
5 – Não vote sem conhecer o programa do candidato e do partido dele.
6 – Não vote sem conhecer o passado do candidato.
7 – Não deixe nenhuma pesquisa mudar seu voto.
8 – Não vote sem conhecer o caráter do candidato.
9 – Não anule seu voto.
10- Não vote em branco.
 


Nenhum comentário: