quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tem Samba no Pé e Cultura no Coração

“Cinco horas o sol nasce. Oito horas o sol esquenta. Doze horas dá meio-dia. Quatro horas o sol esfria e seis horas o sol se põe. Vai nascer no outro dia”. Os versos da cantiga são bem conhecidos pela trabalhadora rural Antonieta Amorim, 65 anos. Puxadora de samba de roda, a moradora da comunidade Vila São José, no distrito de Ipuaçu, participou na manhã desta quinta-feira, 3, da abertura do Festival Samba de Roda, Samba de Todos, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

  Até o dia 19, serão realizadas palestras, mostras de samba, exibição de filmes, discussões, além de apresentações com grupos de Feira de Santana e do Território Portal do Sertão. A idealização do seminário, cujo tema é Samba no Pé e Cultura no Coração, é da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, e de Educação.


Representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, ressaltou a importância do evento como uma forma de disseminar a cultura. Ele observou que o samba de roda é uma manifestação que tem uma relação direta com o sertanejo.

"Ele nasce com a forma de produzir e viver das comunidades rurais, nas baitas de feijão e milho, bem como na forma de confraternizar dos trabalhadores rurais", disse. "É uma manifestação cultural que não podemos deixar morrer, mas resgatá-la em sua originalidade para despertar o interesse nas futuras gerações", acrescentou Jailton Batista.

  Também presente na abertura, a secretária de Educação Jayana Ribeiro pontuou a importância em disseminar a cultura para os estudantes. As atividades vão contemplar cinco escolas e serão realizadas de 14 a 18 de julho. Vai começar com palestra no Colégio Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição.


O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, reafirmou que essa é uma iniciativa que busca a preservação da identidade das culturas de matriz africana. "Os protagonistas têm que assumir as suas funções e difundir a sua cultura que está presente no samba de roda, nas rodas de capoeira e nos quilombos", disse.


Como convidados, ainda, Igor Magalhães, que representou a Secretaria Estadual de Cultura; Galdino Souza, coordenador geral da Asseba; Olívia Santana, ex-chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva, e Gilvani Marques, representando a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Click na imagem ao lado e confira  programação. (Secom)


 

Nenhum comentário: