segunda-feira, 18 de junho de 2018

Um golaço de Colbert Martins


               
Um ato administrativo do prefeito Colbert Martins, neste ano de Copa do Mundo, podemos dizer que foi um “golaço”. A questão dos shows no |Parque de Exposições Agropecuária vem desde a realização dos primeiros eventos naquele equipamento. Começou com alguns grupos de forró tradicionais locais e foi evoluindo para atrações mais famosas e chegou ao status de carnaval dentro do parque. A ideia inicial era música após o expediente para entreter visitantes e, principalmente, trabalhadores que praticamente “moram” dentro do parque durante todo período do evento.
            Quando os shows cresceram em volume de pessoas e sons, vieram logo as reclamações por parte de quem é a razão de ser da Exposição Agropecuária: os pecuaristas. Eles alegavam que o volume de som alto estressava os animais e não deixavam os tratadores destes dormirem o necessário para voltar a lida diária em perfeitas condições de trabalho. A coisa cresceu tanto que já não se via razão de continuar, porque tomou proporções de micareta fora de época e, principalmente, fora de lugar. Eram muitas as reclamações, já não só por parte dos pecuaristas, dos quais muitos deixaram de participar do evento, mas, também das pessoas que entendiam que aquele tipo de evento sonorizado não tinha nada em comum com a característica da Exposição, cujo objetivo principal é a realização de negócios agropecuários.

            Os únicos beneficiados com os shows artísticos eram os empresários das bandas, os artistas e toda a fauna que gravita em torno de shows artísticos: barraqueiros, vendedores ambulantes, ladrões e outros que tais. Sendo assim nada mais acertado do que extinguir os shows musicais, deixando a sonorização do parque a cargo de levar música ambiente para entreter trabalhadores e visitantes e utilizar o espaço destinado aos shows a algo mais útil aos eventos, tais como estacionamento, capineiras, ou, quem sabe, novas baias. Esse sempre foi o desejo de todos que fazem o evento acontecer e que agora podem trabalhar em paz.
            E então, como disse de início, o prefeito Colbert Martins ao cancelar os shows marcou um verdadeiro golaço.

Nenhum comentário: