quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Mulheres que não realizaram exames durante o Outubro Rosa, podem comparecer ao CMPC

Mesmo com o movimento Outubro Rosa chegando ao fim, tendo em vista o término do mês dedicado a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, as mulheres de Feira de Santana ainda podem realizar os exames, de forma gratuita, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer – Romilda Maltez (CMPC). Os serviços que se intensificam no mês de outubro são ofertados durante todo o ano no equipamento mantido pela Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Durante todo o período da campanha, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho ampliou a oferta de atendimento, visando garantir a realização de exames a todos as mulheres que se dirigiram ao órgão. Somente nesta quarta-feira, 30, penúltimo dia da campanha, foram distribuídas 112 fichas no turno da manhã.  
Nesta quinta-feira, 31, os atendimentos foram iniciados às 7h da manhã e as fichas serão distribuídas a todas as mulheres que comparecerem ao órgão. "Ao chegar ao órgão, as pacientes precisam passar pela triagem, mas ninguém sairá sem marcar os exames necessários”, garante a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse.
“Além desses serviços, as mulheres acima dos 50 anos, após passar pela triagem, também estão sendo encaminhadas para a realização da mamografia no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem). Estamos marcando ainda o preventivo, após os resultados dos exames a paciente será encaminhada para o Mastologista e se houver necessidade da Ultrasom de Mama faremos de imediato o encaminhamento”, explica.
Somente durante o Outubro Rosa, o CMPC já fez a triagem para o Centro Municipal de Diagnóstico e Imagem (CMDI) de 1.030 mamografias. Mais 1.800 preventivos foram realizados no próprio órgão. “Vale ressaltar que nesses números de atendimentos da campanha ainda serão acrescentados os exames marcados via Central de Regulação”, observa Kenia.
Ela ressalta que os resultados do Outubro Rosa foram bastante positivos. "Esse é o objetivo de doutor Colbert Martins Filho, prefeito e médico, e da presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, que nos oferecem toda estrutura e apoio necessário para começar inclusive a preparar os atendimentos da próxima campanha, junto aos nossos 28 funcionários e o apoio dos voluntários e palestrantes do Núcleo de Pesquisas sobre Saúde da Mulher, da Universidade Estadual de Feira de Santana(Uefs)", cita a coordenadora.
Dona Maria José, moradora do bairro Brasília, relatou que há cerca de quatro anos realiza exames no CMPC. “Sei que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso, procuro sempre o atendimento médico aqui na campanha.  E já saímos daqui com a requisição na mão”, ressalta.

Nenhum comentário: