quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Riachão ganha neste sábado (26) Instituto Cultural Iracema Sampaio

Está marcado para as 19 horas do próximo sábado (26) no Clube Lira 8 de Setembro em Riachão do Jacuípe (Bacia do Jacuípe) o evento de lançamento do ICIS- Instituto Cultural Iracema Sampaio. O grupo 'Tributo ao Corpo" fará a abertura do evento, em seguida terá recitais e apresentações dos artistas jacuipenses Beto Lima, Del Feliz e Renatinho.
A ideia do Instituto começou a ser fomentada a partir de reuniões realizadas por uma equipe com professores, músicos, cantores, advogados, historiadores, e demais agentes, igualmente interessados pela cultura local.

Foto: internet (site) Del Feliz
“Toda e qualquer iniciativa que envolva cultura e educação é positiva, além disso, tem muitas pessoas da cidade que gostam de Riachão e que estão se envolvendo nesta questão,  em busca de um caminho, de uma possibilidade de inclusão e de valorização daquilo que representa a alma jacuipense” , disse o cantor Del Feliz,  também apoiando o Instituto. 
Movimento Cultural em Riachão

Na década de 90 a cidade contava com o Projeto Cultural Riachão que realizava, anualmente, Semanas Culturais com exposições artísticas, apresentações culturais tradicionais e com a presença de músicos como Belchior, Wilson Aragão, Elomar e outros conhecidos pelo Brasil a fora.
“Convidamos muitos dos ex-integrantes do Projeto Cultural Riachão, a exemplo dos amigos Evandro Matos (jornalista) e Zeinha (professora) para também juntarem-se a nós, eles aceitaram’’, contou Norma Mascarenhas que também é membro do ICIS.
Para o advogado jacuipense, Mauro Geosvaldo, o Instituto Cultural Iracema Sampaio pretende privilegiar o protagonismo cultural de cada jacuipense: “O Instituto tem por objeto atuar na cultura, arte, história e leitura. O propósito é destinar a cultura popular, mas não só destinar a cultura como objeto de sua construção e sim trazer o cidadão jacuipense para atuar como agente desta própria construção”, destacou o advogado que aproveitou para lembrar que o Instituto visa agregar e não centralizar suas ações em torno de quem quer que seja. 

Quem foi Iracema Sampaio
Nascida em Riachão do Jacuípe, filha de Verônica Oliveira da Silva Sampaio e de Sabino Alves Sampaio, a escritora ficou conhecida após se especializar em culinária. De acordo com uma matéria do G1, "Iracema com seus livros, dedicados à culinária de Mato Grosso do Sul, foi uma das que mais difundiu o estado pelo Brasil" escreveu o site.

Depois de reconhecida como escritora e especialista em culinária, Iracema escreveu sobre suas raízes nos livros Andanca (1996) e Rua da Quixabeira em que ela relata sobre sua infância em Riachão, apresenta personalidades a época, familiares e amigos que deixara aqui aos 17 anos quando partiu, inicialmente para a capital baiana. Em 1978 ela deixou Salvador para virar sul-mato-grossense de coração. Nunca mais foi embora. Criou filhos, fez dezenas de amigos e seguidores.
"Nos sentimos honrrados com a homenagem para Iracema, estamos à disposição do Instituto para o que precisar",  disse agradecido e em nome da família Sampaio, João Alves (João de Bino) irmão mais novo de Iracema.

Iracema e irmãos ao lado da matriarca  dona Verônica
Além de escritora e especialista em culinária, a jacuipense erradicada no Mato Groso do Sul também exerceu a funçaõ de editora da revista Executivo Plus e de outros periódicos sul-mato-grossenses.
Mãe de três filhos adotivos e casada com o ambientalistaFrancisco Anselmo Gomes que em 2005, aos  65 anos, ateou fogo sobre o próprio corpo em protesto a um projeto  de instalação de usinas no Mato Grosso do Sul, a escritora recebeu inúmeras homenagens pelo "ato heróico do marido", segundo ambientalistas do Brasil e do mundo.
Iracema morreu em 2011, aos 73 anos depois de ter lutado por dois anos contra um câncer no pulmão. Deixou 3 filhos e um legado culturalnão apenas para Riachãomasespecialmente para o Mato Grosso e para o Brasil.
                                                                                                 
 Iracema em momento descontraído 

Andanca/1996
 
O Imprensa Cheque agradece a João de Bino e familiares que, prontamente cederam as fotos de Iracema e família.
Matéria publicada no Imprensa Cheque

Nenhum comentário: