quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A divisão da Alemanha deveria ser lição suficiente

 A humanidade, por vias trágicas, produziu um dos mais exemplares e estarrecedores experimentos sociológicos, da humanidade, é que deveria ser o bastante para sinalizar os limites de nossas  escolhas: a divisão da Alemanha em duas.

O lado Ocidental se tornou uma potência, com grande desenvolvimento econômico, liberdade, democracia. O lado Oriental se tornou uma ditadura, com a Stasi- a temida polícia- vigiando cada cidadão ( já visitei sua sede onde estão todas as fichas dos alemães e o campo de concentração que foi transformado em prisão) ), e matando os que considerava inimigos( é possível ver filmes de fuzilamento). Como toda ditadura não havia liberdade de imprensa, partidos de oposição.
Ao cair o muro de Berlim, em 1969, que os separava se pode constatar o brutal atraso tecnológico, a poluição, os péssimos serviços, e o medo com que viviam.O lado Ocidental teve que arcar com os elevados custos de recuperar o atraso do lado Oriental, mas ele foi feito. 
 
Hoje, há liberdade, construções pujantes, desenvolvimento, que tornam o passado um terror na memória. Evidente que um processo completo de recuperação depois de tamanha barbárie comunista exige muitas gerações. Apesar de todo custo, a Alemanha se manteve grande.
 
Esta experiência ( infelizmente repetida na Coreia) deveria ser o bastante, e tudo que nós precisamos  saber sobre regime político, mas parece que nunca temos o bastante.
 
Assim, muitos se horrorizam com as falhas da democracia ( e devemos nos horrorizar), mas seguem cúmplices morais das Venezuelas e similares do mundo, fazendo vistas grossas as mortes, a falta de liberdade, a inexistência de imprensa livre, incapazes de auto-crítica, ou de abandonarem o grémio estudantil que carregam.
 
Muitos, preferem manter as afinidades ideológicas, mas morando  em Paris, NY, Rio de Janeiro.
 
A hipocrisia não tem fim.

Nenhum comentário: