domingo, 1 de novembro de 2020

Covid 19 : a segunda onda já anuncia os seus sinais

O mundo começa a viver uma nova onda da pandemia da Covid-19 em um momento que os recursos econômicos estão próximos ao esgotamento, assim como a saúde mental e capacidade de resistência encontra-se enfraquecida. Há uma imensa fragilidade social, emocional, econômica, que podem levar a população ao desespero e a desordem.

Na Europa a segunda onda está bem estabelecida e diversos países como Espanha, Grécia, Inglaterra, já anunciam lockdow enquanto outros como Alemanha declaram que já não tem sequer como monitorizar a origem dos focos infecciosos e já adotam medidas restritivas. A crise na Europa aconteceu após a Espanha abrir as fronteiras para as férias e contaminar viajantes com uma nova cepa do vírus.

Evidente que as equipes médicas estão mais preparadas, que o abastecimento de suprimentos parece solucionado, e a mortalidade deve ser menor, entretanto se houver descontrole total do número de casos pode ocorrer colapso da rede de atendimento. Estudos precisam ser feitos com urgência para que observemos se a taxa de internamento e complicação permanece a mesma,  visto que os mais jovens é que estão sendo contagiados.

É difícil pedir mais à população, que já está a beira de um ataque de nervos, com um latifúndio de perdas e lesões emocionais visiveis. A opção pura e simples de deixar acontecer irá nos levar a uma tragédia monumental, se é que é possível ser ainda mais trágico.

No Brasil, em algumas cidades, a curva de casos voltou a subir. Às vezes é bom olhar o que está acontecendo na casa dos vizinhos, e botar as barbas de molho.

A segunda onda chegará.

Nenhum comentário: