quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Potencial da Bacia do Rio Jacuípe é destaque em fórum

 


Estratégias para requalificar a Bacia do Rio Jacuípe e seus afluentes com vistas a explorar o potencial turístico e fomentar a prática de esportes náuticos no Lago Pedra do Cavalo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico na região estão sendo traçadas pela Prefeitura de Feira, sociedade civil e instituições parceiras. 

Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, durante o terceiro encontro do Fórum de Discussões e Encaminhamentos, o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, voltou a ponderar a necessidade de ações conjuntas para combater a poluição da Bacia do Rio Jacuípe. 

Ele defende que atividades sejam implementadas o quanto antes, sendo elas palestras educativas com professores e alunos das escolocas localizadas na região, limpeza dos riachos e a instalação de redes de seda, que demanda mais tempo e planejamento. 

"Foi constatado visualmente e cientificamente, através da análise dos parâmetros da água, que o rio está poluído. Este grave problema é gerado, principalmente, pelas ocupações ilegais", aponta.  

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Bacia do Rio Jacuípe é alimentada por vinte riachos dentro da zona urbana de Feira de Santana. 

“Há o interesse nacional de investimentos no lago – ele possui 186 quilômetros de extensão e está localizado em Feira - mas a contaminação do Rio Jacuípe tem travado todas as nossas iniciativas”, frisa enfatizando que devido às contaminações e poluição, o município "tem sido prejudicado no sentido social, econômico e ambiental". 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, reforçou a importância em requalificar a Bacia do Jacuípe tanto para o desenvolvimento econômico do município quanto para a preservação do meio ambiente. 

“Isso vai resultar no interesse de empresários do país para investir no local, com a construção de hotéis, resort e restaurantes, fortalecendo economicamente o município com a geração de empregos”, considera. 

A reunião contou com a participação dos secretários municipais Sérgio Carneiro (Desenvolvimento Urbano), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social) e Moacir Lima (Prevenção à Violência), além do coordenador do Centro de Controle Operacional, Luziel Andrade; diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, e da coordenadora da Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças.

Representantes da Polícia Militar, 35º BI, Corpo de Bombeiros, Instituto Pensar Feira e o Centro das Indústrias também estiveram presentes. (Secom)

Nenhum comentário: