terça-feira, 28 de março de 2023

Garantir direitos e defender o SUS foi tema da 8ª Conferência de Saúde em Riachão do Jacuípe


Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS) foram as diretrizes principais da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Riachão do Jacuípe. O evento foi realizado na sexta-feira, 24 de março, pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, no espaço de eventos da Loja Maçônica 14 de Agosto.

O tema deste ano, alinhado com o tema nacional foi: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã será outro dia”. Participaram da Conferência os profissionais da saúde do município e autoridades locais.

Abrindo o evento, foram realizadas apresentações do grupo Florescer, com idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social e dos grupos de crianças, jovens e adultos da APAE de Riachão do Jacuípe.


O prefeito Carlos Matos participou da Conferência e destacou o grande investimento que o Governo Municipal vem fazendo na área de saúde. “Que esta Conferência sirva de aprendizado para todos nós. Já investimos na Saúde Pública de nosso município e continuaremos. Recentemente fizemos um investimento de mais de 2 milhões de reais, estamos reformando mais sete unidades e em breve instalaremos o Núcleo de Feridas para melhor atender o nosso povo”.

Para palestrar, o convidado deste ano foi o enfermeiro, doutorando em Saúde Pública e professor universitário, Adriano Magalhães. Ele abordou sobre o tema principal, explanando exemplos que demonstram a importância do SUS para o povo brasileiro.

A secretária de Saúde do município, Jane Paula, lembrou que Riachão do Jacuípe é uma referência no que diz respeito a realizações de grandes conferências. “Temos aqui dois grandes trabalhos realizados por profissionais que trabalham em nossa rede. O primeiro é ‘Trajetória do Conselho Municipal de Saúde de Riachão do Jacuípe-Ba’, e o segundo, ‘Organização e atuação nas Conferências Municipais de Saúde de Riachão do Jacuípe, um relato de experiência’. Os autores estão aqui em nosso meio”.

“A Conferência é muito importante pra buscar melhorias para a nossa saúde como um todo, é o momento de todos sentarem para decidir juntos as melhores propostas em suas diversas áreas de atuação”, disse o psicólogo Udson Carneiro.

“É muito importante este espaço da Conferência, era importante que mais representantes da população estivessem aqui, porque se trata de um momento democrático, em que se discute e elabora propostas para as melhorias em nossa saúde”, destacou a Agente Comunitária de Saúde do distrito de Chapada, Jucilene de Lima.

Propostas foram elaboradas por cada eixo e foram apresentadas para todos os presentes votarem.  Estas propostas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde ainda este ano.

Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe

Nenhum comentário: