De acordo com o Mckinsey Global Institute, as mulheres empresárias movimentam 30% do PIB brasileiro. - Foto: Divulgação/Sebrae |
Elas estão com tudo! Um novo estudo mostra que a participação de mulheres empresárias no mercado de trabalho bateu recorde, com mais de 24 milhões de brasileiras.
Além disso, a pesquisa revela que as empreendedoras estudam 16% a mais que os homens e dedicam, em média, 8 anos para a formação na área. Elas são feras, né?
Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicada pelo Sebrae em 2019, mostra que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras do mundo!
O desafios
Apesar de estarem crescendo no ramo, as mulheres ainda encontram desafios em conciliar o trabalho com o lar. Por muitas vezes sendo as chefes da família, muitas dessas empresárias lutam para manter tudo em ordem, em dois turnos: nos negócios e em casa.
É o caso da Noely Bezerra da Silva, proprietária de um salão de beleza no Meio-Oeste catarinense. Casada há 20 e mãe há 14 anos, ela concilia a vida familiar com a expansão do negócio.
“Procuro programar bem meu dia a dia, acordo cedo e organizo o café de casa, às 08h30 estou no salão, saio às 11h30/12 horas vou para casa preparar o almoço que já dei início na noite anterior”, afirmou.
Mesmo assim, Noely não se deixa abater pela rotina. Empresária desde 2013, ela é uma das mulheres empresárias que começaram na cara e coragem há mais de 20 anos.
Agora, a mãe e empresária empodera as mulheres ao seu redor: “A mulher desconhece a força que tem, que tudo que ela se propõe, se for com garra e determinação, ela consegue”, relata.
Cenário positivo
Dominado por homens, o mercado de trabalho pode por muitas vezes ser bastante desafiador para as mulheres empreendedoras. Mesmo positivo, o cenário ainda requer mudanças.
De acordo com Sueli Bernardi, gerente regional do Sebrae Meio-Oeste, existem programas para impulsionar o crescimento do empreendedorismo feminino.
Através do Sebrae Delas, programa institucional da empresa, o intuito é tornar as mulheres cada vez mais competitivas para tomarem o espaço que lhes foi tirado.
Nas palavras de Sueli, a força da mulher no mercado cresce em todo o mundo, não só no Brasil. “E falando no universo feminino, quero parabenizar todas as mulheres, pois neste dia 8 comemoramos o Dia Internacional da Mulheres”, finalizou.
“Comecei na cara e na coragem, aprendia só olhando, na época não contávamos com apoio como temos hoje”, revela Noely, uma das mulheres empresárias brasileiras. – Foto: Divulgação/Sebrae |
Nenhum comentário:
Postar um comentário