quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Aviões

        O avião foi, se não a maior, com certeza uma das mais importantes invenções da humanidade. Tudo começou com o padre Bartolomeu de Gusmão que fez voar um pequeno balão cheio de ar quente, tipo balão de São João. Coube a Santos Dumont fazer voar um aparelho construído para realizar pequenos voos “do mais pesado que o ar”. O primeiro avião chamava-se 14 Bis.
        Inicialmente o avião se prestava ao transporte de mercadorias, correspondências e alguns passageiros. Mas, não demorou a ser utilizado como arma de guerra. Inicialmente, avião de países inimigos entre si cruzavam uns pelos outros nos ares e os pilotos até se cumprimentavam. As ações eram apenas de reconhecimento, pois não carregavam armas de fogo nem bombas. Contudo, também não tardou para que os beligerantes encontrassem um meio para instalar metralhadoras nas naves.

         Já na segunda guerra mundial as batalhas aéreas se tornaram corriqueiras, bem como os bombardeios. Aviões sobrevoavam cidades e despejavam milhares de bombas. Até o momento foi a maior carnificina já promovida pela raça humana. Hoje as guerras são travadas mais com palavras do que com armas. Só países subdesenvolvidos fazem guerras com armas e utilizam navios e aviões para bombardear os seus rivais.

         Aqui fazemos um parêntese. Quando o alemão Von Brawn fazia testes com naves de longo alcance pensando em um transporte transcontinental, Adolfo Hitler, em visita aos seus campos de teste, questionou: “Temos como acoplar uma bomba no bico desses mísseis?” Von Brawn lhe respondeu: “Eu pensei em transportar pessoas, não bombas”. E Hitler respondeu: “Mas, eu pensei em armas.”

         E assim caminha a humanidade. O homem não parou de desenvolver armas cada vez mais mortal, e as grandes potências bélicas sabem que uma guerra nos dias de hoje, com bombas atômicas, poderia significar o extermínio da humanidade. Aliás, o próprio Einstein teria dito: “Eu não sei como será travada a terceira guerra mundial. Mas, sei como será a quarta. Com paus e pedras”.

         Hoje, os países mais poderosos belicamente não lutam entre si. Mas, estimulam guerras entre países menos desenvolvidos para os quais vendem suas produções de armas, munições, veículos e toda sorte de instrumentos de guerra e matanças. Pequenos tiranos de aldeias, são seus melhores clientes. Isso confirma a grande estupidez humana. Dizem os cientistas que os primeiros objetos voadores não identificados (ovnis) começaram a aparecer nos céus do planeta logo após a explosão da primeira bomba atômica no atol de Bikini. Isso pode significar uma esperança ou um aviso. Só saberemos quando “eles” fizerem contato conosco.

Até lá, oremos!

O futuro da humanidade é cada vez mais incerto.

Nenhum comentário: