Outran Borges, Timbaúba e Beto Pitombo em um Fetival na cidade de Baixa Grande |
Outran Borges e Roberto Pitombo se conheceram no colégio Estadual de Feira de Santana ainda estudantes, sendo que Outran logo seria professor. Roberto ou Beto Pitombo, viria a se formar em agronomia e Outran em medicina. Era fim da década de 60, início de 70. Uma época muito rica em criatividade musical. Além dos movimentos como Bossa Nova e Jovem Guarda, havia também muitos festivais de músicas. Beto e Outran participavam de quase todos os eventos estudantis, inclusive, claro, os festivais de músicas. Ali surgiu a parceria que durou até o falecimento de Outran no ano passado.
A primeira música da dupla foi Fole de Rei, gravada no Rio de janeiro, com a participação especial de ninguém menos que o mestre Sivuca. No mesmo vinil, chamado " Prata da Casa", foi gravada a música Amor Fantasia. Em 1986 Beto gravou o mix Beco do Mocó, onde incluiu Natureza Viva, composta pelos dois. Em 1990 veio o vinil Pra ver Clarear, no qual tinha três músicas deles: Corte do Rei Arthur, Quem bate em Nossa Senhora e Cintura de Pilão. Já no CD Estrada Velha Beto gravou Raça, Bichinho Bom e Sanfona Boa.
A última música que fizeram juntos chama-se “Pra onde tu vai”. “Outran já estava adoentado. Eu mandei a melodia e ele colocou a letra. Pouco tempo depois ele veio a falecer”. Lembra Beto, informando que para homenagear o parceiro e amigo, que completa um ano que deixou o plano material neste domingo (19.11), lançará a música no dia 01 de dezembro, no Cervejaria Santo Antônio, onde se apresentará a partir das 20 horas. O espaço fica na avenida Santo Antônio, 880, Ponto Central, perto de Jaime do Pastel.
Beto, Fernando, Dan Daltro e Carlinhos |
Mas, não se pode falar de Beto Pitombo sem mencionar outros parceiros da época como: Carlinhos “Ceguinho” Freire, Chicão (Zenais), Fernando Oliveira (Ele também um Zenais), Dan Daltro, Almiro e Naron Vasconcelos, que tocaram juntos em algumas oportunidades.
Vale lembrar que Beto está radicado em Imbassaí e essa é uma grande
oportunidade de reencontro com esse feirense que sempre amou seus amigos, sua
terra e os seus valores. “Eu tenho dito que temos nos encontrado mais em
enterros do que em festas. Assim sendo, não percam a chance de celebrar a
amizade e a vida.”
Cristóvam Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário