A Inemuri é uma técnica japonesa de chochilo curto que ajuda a retardar o envelhecimento cerebral e é muito comum no país asiático. - Foto: Reprodução/iStock |
Olha que boa desculpa para tirar aquela soneca. Conhece Inemuri, uma técnica japonesa de cochilo curto que ajuda a retardar o envelhecimento cerebral? Mas não é aquele sono profundo, somente um relaxamento momentâneo no meio da longa jornada de trabalho. Veja abaixo como fazer!
A tradução literal da palavra significa “estar dormindo, mas presente”. No Japão, a Inemuri é muito usada como um breve descanso para recuperar as energias e se preparar para voltar à rotina produtiva.
Agora, um estudo publicado na revista Sleep Health, mostra que tirar uma sonequinha diária de 20 a 30 minutos faz muito bem à saúde e ajuda a retardar o envelhecimento cerebral. Avise ao patrão que, além de descansar um pouquinho no intervalo, você está contribuindo para que o seu cérebro fique cada vez mais saudável.
Cochilo curto é prática antiga
Os japoneses dormem menos de sete horas por noite e lá, a relação com o sono é um pouco diferente.
O costume da Inemure começou a ser fortemente adotado na década de 1960 e se consolidou de uns tempos pra cá.
O relaxamento momento durante a longa jornada de trabalho ajuda a voltar para a rotina bem mais disposto.
Inemure: cochilo curto melhora o cérebro
Segundo pesquisadores da Universidade de la República de Montevideo, no Uruguai, em parceria com pesquisadores de Harvard, os cochilos curtos são muito benéficos para nosso corpo.
O ideal é dar cochiladinhas de leve, de 20 a 30 minutos. Com isso, o cérebro tem um melhor volume cerebral total, principalmente para idosos.
Os resultados batem com outra pesquisa, desta vez da Universidade Nacional de Cingapura.
Veja os efeitos positivos do cochilo observados a curto prazo:
- Melhora da memória
- Otimiza o processamento de informações
- Habilidade mental
- Aumenta concentração
- Melhora o humor
- Desenvolve a criatividade
- Prevenção de doenças
Como praticar a Inemuri?
Bom, o cochilo curto japonês tem algumas regras.
Primeiro, é preciso adormecer enquanto realiza outra atividade, como por exemplo esperar na estação de trem, descansar num banco de parque ou estar até mesmo trabalhando.
A segunda característica fundamental é que a prática da Inemuri tem que durar entre 5 minutos a uma hora. Nunca mais que isso!!!
Gostou? Eu to indo agora mesmo! (rs)
No Japão, a inemuri, técnica de cochilo curto, é bem comum e dá pra ver várias pessoas cochilando em locais públicos. – Foto: Reprodução/tokyoform/Flickr. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário