domingo, 30 de junho de 2024

 


Os Alquimistas estão chegando

 

Eles são discretos e silenciosos

Moram bem longe dos homens

São pacientes, assíduos e perseverantes

Evitam quaisquer relações com pessoas

De temperamento sórdido.

.(Jorge Ben Jor – 1974)

 

Há meio-século Jorge Ben Jor, profetizava. Duvidam?

Manchete de página inteira na imprensa jornalística soteropolitana dia 10 de outubro de 2023:

Vale do Silício Brasileiro

Montadora chinesa vai produzir veículos elétricos

e construir centro de pesquisa e tecnologia na capital

A nova fábrica da BYD ainda será construída, mas a meta é ambiciosas ....A montadora quer transformar a Bahia no Vale do Silício Brasileiro ... A pedra fundamental da fábrica foi lançada ontem, nas instalações da antiga Ford, em Camaçari

150 mil veículos é a previsão de produção a cada ano, mas o número pode cegar a 300 mil... R$ 3 bilhões será o investimento previsto .... ... 

No mesmo jornal, meia página publicitária, tendo dois terços como pano de fundo, enorme bandeira da Bahia cercada por incontáveis fitinhas do Senhor do Bonfim, tricolores. Em primeiro plano, três distintos automóveis e, ‘como não poderia deixar de ser’, um vermelho, um branco e um azul. No terço restante, abaixo da insinuante concepção cromática, espaço em branco onde lê-se, apenas: BYD, A MAIOR DO MUNDO* CHEGOU A CAMAÇARI, À BAHIA E, DE VEZ, AO BRASIL. 

O minúsculo asterisco remetia a rodapé do anúncio, esclarecendo a expressão “maior do mundo”, por ter sido a maior em volume de venda de carros elétricos em 2022 - em fonte tão miúda, como a que ora utilizo para reproduzir a dificuldade em se ler a informação que ninguém lê.

Assinando a publicidade, a seguinte frase em inglês: BUILD YOUR DREAMS.

Não nos surpreendamos se, amanhã ou depois, tal frase de efeito seja expressa em mandarim. 

Duvidam, mais uma vez? Pois, prossigamos. 

Em uma terceira página, da edição jornalística citada ao início, discreta nota informava:

UFBA ABRE MATRÍCULAS PARA CURSO DE MANDARIM – Estão abertas as matrículas para o curso de mandarim ministrado por professoras chinesas integrantes do Instituto Confúcio da UFBA – Universidade Federal da Bahia.... O curso acontecerá entre os dias 16 de outubro e 13 de dezembro, com vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno e aulas às segundas, quarts e sextas feiras. 

Agora, um grão de sal para temperar o assunto.

Em outra parte da mesma edição, um colunista opositor ao governo estadual, apimentou:

Com a pedra fundamental da BYD lançada ontem, a dúvida no mercado automotivo é se os novos donos manterão o nome de Henri Ford na avenida construída pela montadora americana dentro da fábrica de Camaçari ou se vão rebatizá-la em homenagem ao fundador da companhia chinesa Wang Chuanfu.

Provavelmente, você leitor que me acompanhou até aqui, há de perguntar, o que tem a ver a notícia com o título conferido ao trabalho.

É simples! 

Graças à alquimia - práticas e experimentos anteriores à Química -, os chineses – alquimistas como tantos povos da antiguidade, - chegaram à pólvora e ao papel. Após séculos de isolamento, vêm revolucionando a ordem mundial, sentando praça em quarteis outrora ocupados outras potências.  O fato em destaque neste artigo, fala por si mesmo. Ao relatado, vale ainda discorrer sobre iniciativa de deputados estaduais protocolando, na mesma data citada ao início, projeto de lei concedendo de isenção de IPVA para veículos automotores elétricos, de valores até R$ 300 mil, a partir de janeiro de 2024. 

Tinha ou não, razão Jorge Ben Jor em vaticinar que “os alquimistas estão chegando”?

 

 

Hugo Adão de Bittencourt Carvalho (1941), economista, cronista, é autor do livro virtual

Bahia – Terra de Todos os Charutos, das crônicas Fumaças Magicas e Palavras ao Vento,

participa do Colares – Coletivo Literário Arte de Escrever. Vive em São Gonçalo dos Campos - BA
[email protected]

http://livrodoscharutos.blogspot.com

Nenhum comentário: