quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

O que esperar da inteligência artificial em 2025

(Getty Images)

A inteligência artificial está marcando um momento definidor na história da tecnologia — e o ano de 2025 trará ainda mais surpresas.

Não é fácil fazer uma previsão do que esperar, mas é possível destacar tendências e desafios que definem o futuro imediato da IA para o próximo ano.

Entre eles, o desafio dos chamados "médico centauro" ou "professor centauro", fundamental para quem está desenvolvendo inteligência artificial.

A explosão da ciência baseada em IA

A IA virou uma ferramenta fundamental para se enfrentar grandes desafios científicos. Áreas como saúdeastronomia e exploração espacial, neurociência ou mudanças climáticas, entre outras, vão se beneficiar ainda mais no futuro.

O programa AlphaFold — desenvolvido pelo grupo Alphabet, do Google, e que ganhou o Prêmio Nobel em 2024 — determinou a estrutura tridimensional de 200 milhões de proteínas, praticamente todas as conhecidas.

Seu desenvolvimento representa um avanço significativo na Biologia Molecular e na Medicina. Isso facilita a concepção de novos medicamentos e tratamentos. Em 2025, isso começará a acontecer — e com acesso gratuito ao AlphaFold para quem for desenvolver remédios e tratamentos.

Já a rede ClimateNet utiliza redes neurais artificiais para realizar análises espaciais e temporais precisas de grandes volumes de dados climáticos, essenciais para compreender e mitigar o aquecimento global.

A utilização do ClimateNet será essencial em 2025 para prever eventos climáticos extremos com maior precisão.

Diagnósticos médicos e decisões jurídicas: o papel da IA

A justiça e a Medicina são considerados campos de alto risco. Neles é mais urgente do que em qualquer outra área estabelecer sistemas para que os humanos tenham sempre a decisão final.

Os especialistas em IA trabalham para garantir a confiança dos usuários, para que o sistema seja transparente, que proteja as pessoas e que os humanos estejam no centro das decisões.

Aqui entra em jogo o desafio do "doutor centauro". Centauros são modelos híbridos de algoritmo que combinam análise formal de máquina e intuição humana.

Um "médico centauro + um sistema de IA" melhora as decisões que os humanos tomam por conta própria e que os sistemas de IA tomam por conta própria.

O médico sempre será quem aperta o botão final; e o juiz quem determina se uma sentença é justa.

Os especialistas acreditam que em um futuro próximo os médicos terão programas que diagnosticarão doenças sozinhos (Getty Image)

A IA que tomará decisões no nosso lugar

Agentes autônomos de IA baseados em modelos de linguagem são a meta para 2025 de grandes empresas de tecnologia como OpenAI (ChatGPT), Meta (LLaMA), Google (Gemini) ou Anthropic (Claude).

Até agora, estes sistemas de IA fazem recomendações. Em 2025, no entanto, espera-se que eles tomem decisões por nós.

Os agentes de IA realizarão ações personalizadas e precisas em tarefas que não sejam de alto risco, sempre ajustadas às necessidades e preferências do usuário. Por exemplo: comprar uma passagem de ônibus, atualizar a agenda, recomendar uma compra específica e executá-la.

Eles também poderão responder nosso e-mail — tarefa que nos toma muito tempo diariamente.

Nessa linha, a OpenAI lançou o AgentGPT, e o Google lançou o Gemini 2.0. Essas plataformas podem ser usadas para o desenvolvimento de agentes autônomos de IA.

Por sua vez, a Anthropic propõe duas versões atualizadas de seu modelo de linguagem Claude: Haiku e Sonnet.

Click aqui e leia mais no BBC News Brasil


Nenhum comentário: