quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alex Ferraz

CAMINHÕES
O Ministério Público do Trabalho vai abrir investigação sobre denúncias da participação de empresas de frete nas manifestações dos caminhoneiros. Isso se caracterizaria como locaute, que é crime previsto em lei. Não duvido nada...

“O pobrema da redassão é farta de educassão”

O mesmo Ministério da Educação que, ano passado, lançou uma cartilha na qual erros crassos de português eram considerados “normais” ou mesmo “alternativas” linguísticas, vem, agora, modificar os critérios de correção das redações no Enem (onde os candidatos, na sua assustadora maioria, demonstram desconhecimento absoluto do português).
O MEC criou um terceiro revisor, ou seja, um professor a mais para avaliar a avaliação dos dois outros que normalmente corrigem a prova. E aí, vem um cálculo complicado de notas, tudo, deduzo, com o intuito de salvar o irrecuperável, ou seja, em vez de olhar para o péssimo ensino que vem sendo ministrado ao brasileiro, seja nos colégios públicos ou no particular, em relação à capacidade de leitura e, mais ainda, de entendimento do que se diz e se fala, o MEC preferiu tirar o sofá da sala, como reza aquela velha piada. Modificou o sistema de avaliação para aprovar mais.
Isto é um absurdo, uma vergonha. Dia chegará (e já está chegando, aliás) em que teremos advogados, médicos, engenheiros, jornalistas, e, pasmem, professores, que, simplesmente, não sabem escrever corretamente.
Mas depois de oito anos de governo de um presidente que fez apologia da ignorância e diante da “febre” de cursos “profissionalizantes”, não seria de esperar outra coisa. Uma pena, pois, pelo visto, teremos cada vez menos talentos literários, aí incluindo letristas de música, poetas etc., e nos distanciaremos cada vez mais da possibilidade de, algum dia, ganhar um Prêmio Nobel. Triste sina...

Falando com a
bolsa cheia (I)
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na esteira do reacionarismo que tomou conta dos atuais governantes nacionais após assumirem o poder, criticou a solicitação de reajuste dos servidores públicos federais, e argumentou: “Enquanto em Portugal, na Espanha, na Grécia, na Europa estão reduzindo benefícios, aqui no Brasil nós estamos falando em novos benefícios, aumentar salário dos servidores. Acho que tem um descompasso aí”. Em tempo: Miriam Belchior ganha um salário líquido de R$ 36.297,44. Assim fica fácil, né?

Falando com a
bolsa cheia (II)
A argumentação reacionária da ministra só faz me convencer ainda mais que os governos ditos “de esquerda” que se instalaram nos últimos anos aqui e alhures, nada mais fizeram do que oprimir ainda mais o trabalhador (aqui, a CUT, por exemplo,  foi silenciada com empregos de altos salário nos governos Lula e só “reage” agora, porque isso interessa a Lula, Zé Dirceu e companhia, para queimar Dilma).
Além disso, e apesar tudo isso, a grande maioria dos países da Europa tratava muito bem seus cidadãos, com grandes benefícios sociais, que agora se transformaram na “razão” da crise. Batam um abacate!

Frase:
Portuguêiz nóis sabe; o que nóis qué é diproma
(dito popular)


Vejo na Tribuna da Internet (antiga Tribuna da Imprensa), artigo que me inspira a tecer comentários sobre o jogo de empurra de responsabilidades que vem sendo praticado pelos envolvidos no maior escândalo de corrupção já descoberto neste país, o mensalão, e que irão a julgamento amanhã, no STF.
Lembra o escrito que “na madrugada de 16 de outubro de 1946, em Nuremberg, foram enforcados 11 chefões do nazismo, acusados de atrocidades sem conta. O 12º, Hermann Goering, ludibriou o carrasco, tomando venenos duas horas antes (...) Sem exceção, ao defender-se, todos protestaram inocência, dizendo que apenas cumpriam ordens de Adolf Hitler, já morto pelas próprias mãos.”

Ordens não
inocentam (II)
Pois é, o tribunal internacional formado pro juízes dos EUA, URSS, Reino Unido e França não aceitou a defesa com base em argumento de que os carrascos nazistas estavam “cumprindo ordens superiores.”
Assim, creio, deveria o nosso STF encarar essa argumentação covarde e típica do mau caráter de que os que participaram do escândalo do mensalão estariam “apenas” cumprindo “ordens superiores.”
Gente, quem não é corrupto, quem rejeita a corrupção e atos vergonhosos, jamais se rende a qualquer “ordem superior”. Simplesmente abandona o barco e, se for mesmo corajoso, abre o bico. É isso aí...

Paupérrima Índia
Fala-se do cinema, da tecnologia em informática, mas todos se esquecem da imensa pobreza e ignorância que reinam na Índia.
Agora, por exemplo, cerca de 600 milhões de pessoas vivem um blecaute (apagão) há dois dias. E os trens, que ficaram impossibilitados de trafegar, mostrados pela TV, fazem vergonha: são composição da década de 1950 ou mais atrás. Vixe!

1 IPTU - As empresas de prestação de serviços e os contribuintes que parcelaram o IPTU este ano têm até a próxima segunda-feira (6) para recolher os tributos municipais.

2 CAMPANHA
- A Sucom prorrogou para até o próximo dia 20 o prazo para vistorias em carros de som que vão funcionar na divulgação de campanhas no período das eleições deste ano. 

3 BOLÍVIA - Até o próximo dia 10, a Galeria ACBEU recebe a mostra Intersecciones da cineasta boliviana Claudia Joskowicz. A exposição mostra a vida cotidiana e história dos habitantes de La Paz e El Alto, na Bolívia.

4 COMIDA - Entre 21 e 24 próximos, o Senac Pelourinho realiza o VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana, evento anual que propõe a valorização da culinária local e suas matérias-primas.



Nenhum comentário: