terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Violência
Embora ainda muito distante dos mais de 2.400 assassinatos anuais de Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana dá sinais de grande violência. Até ontem, a partir de janeiro último, já foram registrados 277 homicídios na cidade. Pois é...

Nós e a Polícia, encurralados pela violência
Tomei um susto, ontem, ao ver reportagem na TV sobre a onda de arrastões em prédios de classe média alta de São Paulo.
Na verdade, o susto maior foi com a argumentação de moradores e mesmo de agentes de segurança: “Esses crimes aumentam no fim de semana, porque cresce o entra e sai nos prédios, com visitantes e entregas em domicílio de comida etc.”
Ora, ora, senhores! Então, o que deveria ser ato corriqueiro, normal, de receber visitas de parentes e amigos e pedir entrega de comida no conforto do lar é, agora, causa da violência?
Corta para Salvador, onde há poucos dias, desde que o governo, em ato elogiável, instalou uma unidade policial em Itinga, bandidos ameaçaram a PM e o comando desta força, em nota pública, anunciou a redução ou interrupção de rondas policiais em bairros violentos e/ou locais de tráfico.
Quer dizer: estamos cada vez mais sitiados. Se é para o turista, aconselhamos que não aja como turista. Ou seja, não carregue máquinas de filmar nem de fotografar, não ande sozinho, observe quem está à sua volta, ufa!
Para quem aqui vive, falo do Brasil com especial ênfase para Bahia e resto do Nordeste e Norte, a lei é ficar em casa, trancar-se atrás de grades no apartamento e não receber visitas nem entrega em domicílio.
Os agentes dos Correios, por sua vez, não vão a diversos bairros da capital baiana porque são alvos certos para os bandidos. Então, só resta constatar: o crime organizando está VENCENDO! E ponto final.

Sonegação generalizada
Na semana passada, foram presos alguns empresários do ramo de confecções de grife, em Salvador, sob a acusação de criar empresas laranja para sonegar impostos.
Isso me fez lembrar o que me confessou um amigo, há uns meses, ele que já trabalhou em lojas de grande nome. Contou que quando um balconista novato e bem intencionado lembra ao cliente que acabou de pagar as compras para receber a nota fiscal, é, depois, severamente repreendido pelo gerente.
Será? Bem, cabe à Receita investigar...

Frase
A violência é o último refúgio do incompetente. (Isaac Asimov)

A Rússia é uma ditadura (I)
Da série: Stalin ainda vive.
O que a Rússia (leia-se: governo russo, que comanda o judiciário do país) fez com as integrantes da banda punk Pussy Riot é um claro exemplo da ditadura que sobrevive naquele país.
As meninas foram condenadas a anos de prisão só porque criticaram Vladimir Putin, o presidente. Bem, algo evoluiu: nos tempos de Stalin, teriam sido sumariamente fuziladas.

A Rússia é uma ditadura (II)
A condenação absurda das componentes da banda revoltou o mundo verdadeiramente civilizado, e a União Europeia bradou contra o exagero.
Na verdade, na Rússia, hoje, quase não há liberdade alguma e até mesmo os sites de oposição sofrem censura. Vade retro, Satanás!

A Rússia é uma ditadura (III)
Só para refrescar a memória: Vladimir Putin (esse sobrenome me dá vontade de fazer um trocadilho, mas deixa pra lá...) é ex-chefe da famigerada KGB (polícia brutal do regime comunista) e foi reeleito, recentemente, sob severa suspeita de grande fraude. É isso aí...

Estudantes em alerta!
Quem disse que a garotada dorme no ponto? Os estudantes estão nas ruas, de novo, desde meados da semana passada, em grandes protestos por melhoria imediata do nível do ensino médio.
No Chile, senhores, no Chile.
Aqui, o movimento estudantil foi aniquilado pelo senhor Lula, que cooptou bonitinho a UNE com algumas dezenas de milhões de reais. Hehehe...

1 GELADEIRA - Nesta semana, o projeto Nova Geladeira – Doação Coelba visita os bairros do IAPI (hoje), Bate Coração (amanhã), Calabar (23) e Nova Esperança (25, sábado). Mais informações: (71) 3533-9988.

2 ORÇAMENTO - Planejamento financeiro, consumismo e orçamento doméstico. Esses são alguns dos temas que serão abordados durante a Oficina Temática: “Como Prevenir o Superendividamento?”, promovida pelo Procon-BA. Mais informações: www.sjcdh.ba.gov.br).

3 FEIJOADA - No próximo domingo, 26, acontece a primeira “Feijoada Musical, com Costelinha de Porco Assada”, no Boteco do Aquarela. A festança começa às 11h, com show do Aquarela do Samba, no Clube Campomar, em Piatã. Mais informações: (71) 91997411

4 STOCK - Servidores públicos ainda podem adquirir ingressos para a arquibancada do GP Bahia de Stock Car, com desconto de 50%. A promoção é fruto de parceria entre a Saeb, Secretaria de Turismo (Setur) e a Viçar, através do Clube de Desconto do Servidor. Mais informações: www.stockcar.globo.com.

5 SANGUE - A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria da Reparação, está apoiando a coleta externa do Hemóvel, ônibus da Fundação Hemoba que está até a próxima sexta na Praça Municipal, das 8h às 17h.

Nenhum comentário: