quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Abacaxi
Escuridão, motoristas invadindo sinal e assaltos diários. Assim está a Rótula do Abacaxi, situação que vem afetando a centenas de trabalhadores próximos que por ali transitam todo dia. Segundo a Conder, iluminação só depois que a Via Expressa ficar pronta. Que sufoco!
Chocar-se com Síria e Iraque é hipocrisia
Eis o retrato da última segunda-feira, anteontem: cinco mortos no riquíssimo bairro do Morumbi, em São Paulo, resultado de mais uma tentativa de assalto a casas; ainda na pauliceia, arrastão na saída de um show no Anhembi e outro na zona Norte, na porta de uma boate, desta feita promovido por menores; quatro mortos em chacina num bar de Belo Horizonte; notícia de que completaram-se 13 os mortos por bala perdida, só este ano, e apenas em uma região do Rio de Janeiro; em Salvador, mais um bárbaro fim de semana de crimes de morte. Ufa!
Estamos diante de um quadro que só faz piorar. Promessas de Itamar Franco, FHC e Lula no sentido de dar um mínimo de paz à população brasileira vararam mandatos, duas décadas, e a coisa só fez piorar, mesmo depois de quatro demagógicas campanhas de recolhimento de armas.
Enquanto isso, a grande mídia semeia o terror com as notícias macabras em profusão, publicadas como se fossem notinhas sobre acontecimentos bizarros, e jamais faz uma análise séria e profunda, ou a provoca, a respeito do todo. Todo este que, a meu ver, compreende: quais as causas reais de tamanha violência? Por que políticos e governantes nada fazem de sério para impor barreiras ao crime organizado desde já?
A anuência das autoridades com tal situação pode, inclusive, despertar nos menos ingênuos um sentimento de que há uma perigosa e absurda conivência com o crime organizado, não se sabe em troca de que benefícios...E nada mais tenho a dizer.
Ainda sobre violência
Enquanto o ministro do STF Antônio Dias Toffoli inocenta mensaleiros, jovens da torcida organizada (leia-se: gangue) Young Flu, do Fluminense, no Rio, presos após provocarem brigas e uma morte, dão risada enquanto são filmados no interior de uma delegacia.
Está assim o Brasil: os criminosos, dos engravatados à plebe, zombando solenemente da Justiça. É a impunidade generalizada e a instituição do salve-se quem puder.
Para onde vai o dinheiro?
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo alcançou a marca de R$ 1 trilhão, no final da semana passada.
Isso: um trilhão de reais dos nossos bolsos já nas mãos do governo, e ainda faltam quatro meses para acabar o ano.
Mas, mesmo assim, não há dinheiro para hospitais nem para salários dignos para os professores e policiais. Me batam um abacate!
Frase
A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.”
(Mahatma Gandhi)
A baderna no trânsito (I)
Motoristas de Salvador não param em sinal vermelho. Invadem na maior cara de pau, sem se importar com a possibilidade de atropelar alguém, nem com o risco de serem abalroados por carros que venham em outro sentido.
Os motociclistas, nem falar!
Esta cidade é mesmo uma selva.
A baderna no trânsito (II)
E para completar: ontem pela manhã, fui testemunha ocular, o motorista de um caminhão guincho parou, ocupando toda uma pista da Rua Caetano Moura (Federação), à altura da Faculdade de Arquitetura da UFBA, por volta das 7 horas, pleno horário de pico, e desceu para tomar informações num prédio, demorando mais de 10 minutos.
Uma cidade sem lei não poderia resultar em outra coisa.
Greve de sexo
As mulheres de Togo, na África, começaram anteontem uma greve de sexo. Elas pressionam seus maridos para que se unam e exijam a renúncia do presidente do país, Faure Gnassingbé.
Um amigo meu, ao ler a notícia, sugeriu um safado slogan para essas mulheres, que ouso reproduzir aqui: “Ou Faure sai, ou vocês não entram.” Vixe!

1 AFRICANOS
- Com a participação dos conferencistas e debatedores internacionais, será realizado de amanhã a 31, no Teatro da Uneb, Campus I, no Cabula, o IV SIALA – Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.
2 TRABALHO - A Academia Nacional de Direito do Trabalho promove, dias 27 e 28 de setembro, o II Congresso Internacional abordando Novos Temas e Desafios no Mundo do Trabalho.Mais informações: 11-3452-5814.

3 LANÇAMENTO
- A Editora da UFBA realiza no dia 13 de setembro, às 17h30, o terceiro Lançamento Coletivo de 2012. O evento acontece na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho.
4 ESCRITOR - A dramaturga, diretora de teatro e contista Adelice Souza e o escritor Rudival Rodrigues são os convidados de setembro para participar do projeto Papo de Escritor, da União Brasileira de Escritores, neste sábado, dia 1º, às 10h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Costa Azul.
5 TEATRO - A terceira temporada de uma das comédias mais elogiadas do teatro baiano continua durante todo o mês de setembro no Teatro Isba. A peça Nova Mente, do grupo Los Catedrásticos, segue em cartaz às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 20h.

Nenhum comentário: