sábado, 25 de agosto de 2012

Erison Baiano. De Feira de Santana para a Malásia


            Erison, é um garoto que em 1998, então no Astro, participou da Copa do Mundo da França representando o Brasil e que foi atrás do seu sonho: ser jogador de futebol. Hoje está jogando na Malásia e recentemente  enviou email para o professor Almir Pinto onde resume sua história e agradece às pessoas de Feira de Santana que o ajudaram para que conquistasse um lugar ao sol.

         Erison Baiano, como é conhecido no futebol, conta que saiu de Feira de Santana em 1999, com destino a Londrina, no Paraná, em busca de um sonho, que era se tornar um jogador de futebol profissional. Lá, disputou um campeonato paranaense de juvenil pela Portuguesa de Londrina e no mesmo ano foi emprestado ao Vasco da Gama para disputar o campeonato carioca, onde foi campeão.

         Em dezembro de 1999 foi convocado para a seleção brasileira sub-17, mas, teve problemas com a documentação. "Eu tinha alterado a minha idade, então tive que voltar para a Portuguesa de Londrina, com a idade certa, onde me profissionalizei e fui emprestado ao São Bento de Sorocaba, em 2000, para disputa do campeonato paulista", conta Erison.   
      
         Quando acabou o empréstimo na São Bento ele voltou para Londrina de onde em seguida um empresário o levou para o México. "Lá joguei  três anos no Acapulco. O segundo país que joguei foi a Armênia no  time chamado FC ARARAT. (Neste país é onde fica o monte Bíblico ARARAT onde a Arca de Noé encalhou após o dilúvio)", observa ele. 

         Da Armênia Erison Baiano foi para a Romênia, onde jogou durante três anos e meio, passando pelos times Universitatea Cluj, FC Bihor Oradea, CSMS Iaşi . Depois foi para a Bulgária, onde joguou no time Slavia Sofia. O atleta lembra que nesses países do leste europeu como Romênia e Bulgária faz muito frio e que no seu primeiro jogo na Bulgária enfrentou uma temperatura de - 20 ºC.

         Por fim, o baiano foi para a Malásia ,onde joga no time TERENGGANU FA . "Esse ano disputamos a Champions League da Ásia (AFC CUP 2012) que seria como uma libertadores da America, foi uma experiência muito boa, jogamos contra times do Vietnam, Singapura e Hong Kong , classificamos para a segunda fase onde perdemos para um outro time daqui mesmo da Maláisa", diz ele.
         No Brasil, Erison tem residência na cidade de Londrina, onde casou e constituiu família. "Minha esposa Ludmila e meu filho Davi, de 2 anos e 8 meses, sempre me acompanharam nos lugares que jogoi". Afirma o atleta que finaliza a correspondência para o professor Almir Pinto, dizendo: "Gostaria de agradecer a muitas pessoas ai em Feira que me ajudaram no começo e que o povo feirense e baiano conhecesse um pouco de minha história, porque eu, como muitos outros meninos de família pobre , tenho o sonho de ser alguém na vida, e eu estou conseguindo com muito esforço alcançar meus objetivos".

Nenhum comentário: