sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia dos Pais

            Quem me conhece sabe que não costumo dar importância a datas comemorativas. Eu ainda acho que todo dia é dia do índio, dos pais, das mães, dos namorados, das crianças e tudo o mais. Nada contra estas oportunidades em que o comércio aumenta o faturamento, aquecendo a economia e gerando mais emprego e renda para quem trabalha. Contudo, não gosto de ver isto como obrigação. Se não posso comprar um presente, não fico constrangido. O mesmo acontece se não receber.

         Quase sempre no Dia dos Pais eu digo aos meus filhos que não se importem em comprar presentes, porque o melhor presente para mim é ter paz, sabendo que todos  estão bem. Ha muitos aspectos a se considerar sobre o relacionamento entre pais e filhos, principalmente, nos conturbados dias atuais. Eu fico a pensar, por exemplo, nos filhos que perderam seus pais, ou vice-versa, em acidentes no nosso trânsito louco, na violência urbana, ou simplesmente engolidos pelos vícios do álcool e de outras drogas. Nestes casos, o Dia dos Pais é sempre cheio de dolorosas lembranças. 

         Ainda adolescente me surpreendi ao ler uma frase em um adesivo de carro que dizia: "Seja pai do seu filho antes que um traficante o adote". Eu, ainda garoto querendo ser homem, já tinha dado um "tapinha num baseado" (e não gostei) e até então não havia percebido o risco que corria. Graças a Deus, apesar de ser filho adotivo, não faltaram também amigos para me alertar sobre os perigos da adolescência. Passei por ela livre e feliz. Mas, eram outros tempos. 

         Os dias de hoje requerem um novo tipo de relacionamento entre pais e filhos. Até porque as famílias estão desestruturadas ou deformadas. Existem crianças (e a lei permite) que têm dois pais ou duas mães. Os computadores também vieram a desarrumar este relacionamento pais e filhos. Se por um lado tornaram o mundo pequeno, os lares parecem cada vez maiores e as pessoas que neles vivem se encontram cada vez menos. E ha a agravante de que as mulheres estão cada vez mais inseridas no campo de trabalho e deixam seus filhos aos cuidados de babás, creches ou até mesmo sozinhos. 

         Por esses e por outros motivos que o Dia dos Pais pode, e deve, ser aproveitado para que pais e filhos busquem estreitar o relacionamento e colocar a conversa em dia. Garanto que não é nada agradável um belo dia um pai despertar e encontrar na sala um estranho adulto que um dia foi o seu filhinho. 

         Mais que presentes o Dia dos Pais é um dia para se dar amor, atenção, orientação e demonstrações de afeto sem esperar nada em troca. Este é o meu Dia dos Pais favorito. E que todos tenham muita paz!

Nenhum comentário: