sábado, 14 de dezembro de 2013

Alex Ferraz

DINHEIRO SUJO?
Não custa perguntar: de onde vem o dinheiro (fortunas, milhões!) dos honorários pagos aos advogados que defendem envolvidos em corrupção? De Márcio Thomaz Bastos, que defendeu Cachoeira, até à chamada máfia do ISS em São Paulo, fica no ar a questão...

FRASE: "O meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo à frente." (João Pinto, jogador do Futebol Clube do Porto, de Portugal)

As gangues dos estádios e as leis brasileiras
A selvageria das torcidas organizadas do futebol brasileiro matou, este ano, 30 pessoas. Diante do último espetáculo dantesco protagonizado pelos trogloditas das torcidas do Vasco e do Atlético Paranaense, em Joinville, Santa Catarina, o governo teve uma tímida reação (e só por que o País vai sediar a Copa do Mundo).
No bojo, desta reação, uma declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, feita anteontem, revela o desprezo pelas leis no Brasil. Ele disse: "É importante colocar em prática
o que já existe", referindo-se ao Estatuto do Torcedor, criado há dez anos, e que, deduzindo-se pela declaração do próprio ministro, jamais foi levado a sério.
Assim são as leis no Brasil. Parecem elaboradas em países verdadeiramente civilizados, com Suécia ou Dinamarca, mas como jamais são levadas a sério, não têm qualquer efeito.
As autoridades ignoram, a população não cobra e tudo fica na mesma. Não há dúvida que vivemos no reino da impunidade.
Em tempo: torcida organizada é gangue. Arrependo-me de ter defendido o pessoal do Corínthians preso na Bolívia. Um deles, depois de solto, participou de diversas brigas, inclusive da selvageria de Santa Catarina. Bandidos, e a serviço de muitos políticos, já que colecionam votos.

Uma notícia
tenebrosa (I)

Reproduzo texto que está na mídia: "O PPS enviou ofício, nesta quinta-feira (12), à Comissão Nacional da Verdade, para sugerir que seja investigada a suposta colaboração do ex-presidente Lula ao regime militar nos anos 1980. À revista Veja, o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior afirmou que o petista teria sido informante de seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, membro do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), polícia política da ditadura."

Uma notícia
tenebrosa (II)

E conclui: "Na entrevista, Tuma Junior sugeriu que há documentos que comprovam sua versão. 'Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a certo informante de codinome Barba'. O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou à comissão, em comunicado, que 'espera que sejam tomadas as providências cabíveis para que sejam os fatos devidamente averiguados, a fim de que seja estabelecida a verdade histórica." Vixe!

Equívocos
históricos? (I)

Esta vem de Ricardo Melo, da Folha de S. Paulo: "Para governantes de uma geração que mal sabe que CNA é a sigla de um partido que liderou a luta contra o racismo na África do Sul, a 'unanimidade' em torno de Nelson Mandela vem a calhar. Quem entoa melhor o coral da falsidade é, sem dúvida, o arcebispo Desmond Tutu, em artigo para o jornal inglês 'The Guardian' reproduzido nesta Folha.

Equívocos
históricos? (II)

Diz o artigo de Tutu: “Mantenho que seu período [de Mandela] na prisão foi necessário porque, quando foi preso, estava cheio de raiva (…) ele não era um estadista, disposto a perdoar - era um comandante em chefe da ala armada do partido, que estava inteiramente disposta a recorrer à violência. O tempo que ele passou na prisão foi crucial (…) a prisão foi uma prova de fogo que queimou tudo que era ruim.”

Equívocos
históricos? (III)

Conclui Ricardo Melo: "Mandela passou 27 anos enjaulado. Viveu num buraco inferior a quatro metros quadrados para 'queimar tudo que era ruim'. O que significou uma das grandes atrocidades do nosso tempo é difundido agora como estágio para estadista. Que isso venha da boca de um religioso, dá para entender. Religiões normalmente se prestam a esse papel - convencer fiéis a se conformar com o presente (ou a dar presentes…) em nome de um futuro redentor, ainda que na claustrofobia de um caixão."

BIKE - Neste domingo (15), Salvador ganhará mais uma ciclofaixa de lazer, desta vez no trecho Parque da Cidade – Orla, dentro do Movimento Salvador Vai de Bike, da Prefeitura do Salvador. O horário de funcionamento será o mesmo das outras duas ciclofaixas (Centro e Comércio), das 7h às 16h.
SAC - Está prevista para a segunda quinzena de março ano a inauguração do mais novo Serviço de Atendimento ao Cidadão na capital baiana, localizado no Shopping Bela Vista. O SAC será integrado ao mall do centro de compras e ocupará uma área aproximada de 1.500 m².
ARTESANATO - Uma boa opção para quem quer comprar  presentes diferentes e originais é a Feira Baiana de Artesanato, que acontece nestes sábado e domingo , das 16 às 22 horas, no estacionamento da Praça Wilson Lins  (antigo Clube Português), na Pituba.  O evento realizado pelo Instituto de Artesanato Visconde de Mauá,  tem acesso gratuito.

Nenhum comentário: