sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Alex Ferraz

MARAVILHOSA?
Formadas por policiais, bombeiros e políticos, as milícias tomam conta de 450 favelas do Rio Janeiro, 45% das mais de mil existentes na capital fluminense. Vans, gás e TV assinatura são os principais ramos de atividade. Têm mais lucro que o tráfico e geram violência, com tiroteios. E viva a Copa!

Frase: "Aos olhos da saudade, como o mundo é pequeno!"
(Charles Baudelaire)


Quanta saudade do tempo em que éramos sérios!
Enquanto o Brasil desce ainda mais a ladeira no ranking mundial da educação; enquanto é revelado que os estudantes brasileiros só sabem a aritmética básica (somar, dividir, multiplicar e subtrair); enquanto a internet mostra que a maioria absoluta dos nascidos nesta terra escrevem  muitíssimo mal e praticamente nada conhecem da língua pátria (incluindo todas as camadas sociais), o ex-presidente Lula, que disse, recentemente, em Salvador, que o Brasil só foi pra frente depois de ter um presidente "analfabeto" e faz proselitismo da ignorância, recebe mais um título de DOUTOR honoris causa. Agora, são 26 desses títulos, concedidos por universidades de vários países.
Confesso que perdi a noção do que seja um título de doutor, caros senhores, e muito menos de "honoris". Confesso, aliás, que perdi toda a noção do que seja uma vida digna, honestidade, firmeza de compromissos, do que é, enfim, verdade ou mentira ao meu redor. E, ignorante assim, jamais mereceria, claro, um título de doutor honoris causa.
Confesso, aliás, que perdi toda e qualquer noção de ética de relacionamento humano, de família, de educação doméstica, de respeito, enfim.
Mas os leitores me perdoarão por tanto azedume. É que estou ficando velho, nostálgico, e não consigo adAptar-me ao tempos modernos...

Ainda sobre
nostalgia (I)

Sou do tempo em que alunos respeitavam professores e professores ensinavam de verdade.
Do tempo em que os médicos conversavam com seus pacientes e os conheciam em detalhes antes de receitar e tratá-los
Sou do tempo em que era possível caminhar, de madrugada, da Barra até os Barris, nesta capital da Boa Terra, sem temer nada além de "fantasmas". Do tempo, enfim, em que viver significava algo íntimo, profundo, e não esse exibicionismo vulgar em redes sociais.

Ainda sobre
nostalgia (II)

Ah, quase esqueço: sou também do tempo em que um artista ou grupo levava meses, até anos, preparando um disco, e esse disco era lançado, e saíamos para comprá-lo nas lojas, em emocionante ritual, e trazendo junto uma belíssima capa.
E era um tempo em que as piores músicas tinham qualidade, ao contrário das ditas melhores de hoje. A velhice é um saco, mesmo!

Uma jogada
bilionária

A única distribuidora do tal colete inflável para motociclistas no Brasil deve estar em festa: conseguiu a aprovação, pelo Senado, da obrigatoriedade do uso de tal equipamentos.
Dados do Denatran indicam que o país tinha cerca de 19,9 milhões de motos em 2012. Multipliquem pelo preço do colete e vejam a fortuna que a obrigatoriedade vai gerar.

Coitado
do peru!

Vejo nesta Tribuna notícia de que os criadores de peru estão animados com as perspectivas de venda no Natal.
O mesmo, é claro, não se pode dizer dos perus.
Aliás, gostaria de saber qual será a atitude do vereador defensor radical dos animais em relação à matança de perus para a ceia de Natal. Hehehe...

População
sitiada

Bandidos invadem a cidade de Coração de Maria, ali perto de Feira, acorrentam a delegacia com a delegada lá dentro e fazem a festa no banco.
Assim está o interior da Bahia: sem Polícia... E sem bombeiros: em Juazeiro (200 mil habitantes), o único carro de combate a incêndio está quebrado há um mês. Pois é...
ESCRITORES - A UBESC-União Baiana de Escritores e a Editora Òmnira promovem hoje lançamento coletivo de livros no Gabinete Português de Leitura, às 19 horas.
CONFLITOS - Gravidez indesejada, alcoolismo, violência e abandono são alguns conflitos familiares tratados de forma irreverente no espetáculo “Direitos... Queria tê-los!”, dias 14 e 15 próximos, a partir das 19h, no Espaço de Arte e Cultura Eliseu Dias, no Acupe de Brotas.
JOVENS - Até o dia 12 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das turmas do Ciclo 3 - Curso Básico do Programa de Aprendizado Jovem (PROAJ), para a qualificação de jovens da rede pública de ensino. Mais informações: (71) 3345-1419.
HOSPITAL - Os pediatras do Hospital Geral Ernesto Simões Filho vão fazer uma manifestação pública hoje, com concentração às 8h no Largo do Tamarineiro, para defender o atendimento de crianças no hospital.

Nenhum comentário: