quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

HDPA inaugura nova ala de Ortopedia e homenageia Dr. Bahia



 Em solenidade simples, realizada no domingo passado (08), foi inaugurada a nova ala de Serviços Ortopédicos do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), que leva o nome do Dr. Antônio José Moreira Bahia, o Dr. Bahia, como era conhecido, o primeiro ortopedista de Feira de Santana e que começou sua carreira no referido hospital. Lá estiveram familiares, amigos e colegas, unânimes em reconhecer que a homenagem, embora singela, é muito justa.
         A solenidade foi presidida pelo ex-provedor e atual segundo procurador da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges, que falou da sua amizade pessoal com Dr. Bahia, a quem admirava muito como profissional e como homem de letras, dado a sua vasta cultura. Em nome da equipe de ortopedia do hospital, o médico Luís Carlos Silva Santos lembrou a trajetória do profissional, “detentor de uma cultura geral e médica muito grande. Estava sempre participando de congressos, se reciclando”.

         Dr. Bahia nasceu em Feira de Santana em 19.12.1936, apesar de na ocasião, seus pais, Semirames Moreira Bahia (dona Semi) e José de Barros Bahia (Zezinho), residirem na cidade de Tanquinho, onde ele também morou até os 11 anos, quando foi estudar, como interno, no Colégio Antônio Vieira em Salvador.  Cursou o segundo grau no antigo Colégio Estadual da Bahia (Central) e ingressou na terceira turma de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Ao concluir a faculdade, já noivo de Lúcia Campos Bahia, com quem viria a se casar em 1962, mudou-se para São Paulo com o objetivo de cursar a residência em ortopedia no Hospital das Clínicas.

Concluiu a residência e, ao regressar de São Paulo, casou-se e veio morar em Feira de Santana, tornando-se o primeiro ortopedista da cidade. Começou sua carreira (clínica e cirúrgica) atendendo no Hospital D. Pedro de Alcântara, onde, posteriormente, montou seu consultório. Trabalhou também nos hospitais EMEC, Casa de Saúde Santana e Hospital Cleriston Andrade.  Teve ainda um serviço de fisioterapia (SETO) em um anexo do próprio hospital D. Pedro, tendo sido pioneiro em uma série de tratamentos voltados à reabilitação de acidentados e enfermos de ortopedia.

Era detentor de uma cultura geral vastíssima, uma memória privilegiada, além de um gosto apurado para as artes e a literatura. Dr. Bahia teve 3 filhos (Marcia, Marcelo e Daniela), seis netos (Rafael, Flávia, Gustavo, Lorena, Gabriela e Leonardo) e residiu em Feira de Santana até o seu falecimento em15 de abril 1992 em decorrência de um câncer pulmonar contra o qual lutou por 2 anos. Foi velado no próprio hospital D. Pedro de Alcântara. 

Daniela Bahia Moscon, filha do médico, falou em nome da família, e lembrou que Dr. Bahia considerava o HDPA sua segunda casa, onde passou boa parte de sua vida, e era o cenário da maioria das histórias contadas por ele. “Sempre soube que sua relação com esse hospital era forte. Mas, na noite da sua passagem, já quase inconsciente, agonizou a noite inteira pelo nome "Pedro". Quem era Pedro?, nos perguntávamos. Até que minha mãe concluiu: Ele quer seu velório no hospital D. Pedro. E assim foi feito. Foi aqui que o vi pela última vez”.


“Essa homenagem vem como uma confirmação da confiança que seus contemporâneos depositavam no seu trabalho. Saber que ele foi lembrado, tantos anos depois da sua partida, e a despeito de ter sido um homem muito pouco inclinado a "agradar os outros", nos enche de orgulho e satisfação”, concluiu.

Nenhum comentário: