sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Copa do mundo $ X 0 Saúde

 
Esta semana encontrava-me numa clínica aguardando a médica que vem de Salvador atender aqui em Feira de Santana, duas ou três vezes na semana. Como eu, dezenas de outras pessoas também esperavam e outras tantas estavam vindo de outras cidades. O atendimento deveria ser iniciado as 8 horas, quando fomos informados de que a médica encontrava-se presa num engarrafamento na saída de Salvador, pois a estrada havia sido bloqueada por manifestantes que protestavam contra o fechamento de uma empresa no CIA.
         Pergunto eu: Não apenas os pacientes que estavam naquela clínica, mas, tantas outras pessoas que estavam indo ou vindo entre Feira e Salvador, cada qual com seus problemas para resolver, o que tinham a ver com o fechamento de uma empresa no CIA? O que elas poderiam fazer a respeito? Há pouco tempo o governador Wagner se viu preso num desses engarrafamentos e mandou vir um helicóptero para resgata-lo. Helicóptero este, diga-se de passagem, adquirido com o dinheiro dos impostos que pagamos, mas, que não nos resgata de engarrafamentos. 
         É válido registrar que a médica que eu aguardava só atende a pacientes particulares. E a sala de espera do consultório estava lotada. E eu fiquei a imaginar como estariam as antessalas dos consultórios, ambulatórios e pronto socorros que atendem pelo SUS. Um governo que não garante se quer o direito de ir e vir das pessoas, muito menos garante o acesso à saúde, educação, moradia, segurança e outros direitos básicos dos seus cidadãos contribuintes.
         Há pouco tempo o jogador Ronaldo “fenômeno” defendendo a realização de uma copa do mundo no Brasil, declarou: “Não se faz copa do mundo com hospitais”. Declaração parecida também deu o ex-jogador Pelé, outro garoto propaganda da CBF, quem, para o ex-jogador e atual deputado federal Romário, “calado é um poeta”.
Realmente não se faz copa do mundo com hospitais, mas, o Brasil precisa muito mais de hospitais do que de copa do mundo. Contudo, como disse Romário, essa copa de 2014 ficará conhecida como a maior roubalheira da história do futebol. Senão vejamos:
A construção da Arena Amazonas tem um custo em R$ 600 milhões. Alguém conhece o atual campeão amazonense?  Algum clube do futebol amazonense na primeira divisão do campeonato nacional? Algum clube amazonense conquistou algum título importante no futebol brasileiro? Agora pasmem: A média de público de campeonato estadual de futebol do Amazonas é de 807 pessoas por jogo e lá estão construindo uma arena para público de copa do mundo.
Naquele estado, doenças como febre amarela, tifo, varíola e simples sarampo ainda mata crianças e adultos. O valor gasto na construção da Arena Amazonas serviria para construir alguns hospitais e só para termos um termo de comparação, daria para adquirir cerca de 378 aceleradores lineares. Que são aparelhos que tratam câncer através de radioterapia e que em toda a Bahia só existem uns três funcionando, um deles no Hospital Dom Pedro Alcântara, em Feira de Santana.

Nenhum comentário: